5 livros sobre ansiedade que todo psicólogo precisa ler

A ansiedade é um dos tipos mais comuns de transtorno psicológico, por isso é considerada ”a doença do século”. Praticamente todas as pessoas, em algum momento de sua vida, sofrerão de ansiedade e precisarão de ajuda. Sendo assim, é importante que todo psicólogo que deseja ser um profissional de sucesso esteja preparado para atender a esses pacientes.

Ainda que a ansiedade seja um mal muito comum, não se pode saber ao certo de onde ela vem ou como tratá-la sem antes avaliar o caso de cada paciente. Ela pode vir de situações de stress, de traumas, ou até mesmo fazer parte da personalidade da pessoa. Em casos extremos, a ansiedade pode desencadear problemas de saúde, como dificuldade digestiva, além de problemas para dormir ou realizar as tarefas do dia a dia.

Pensando nisso, no post de hoje, selecionamos 5 livros sobre ansiedade que todo psicólogo precisa ler. Confira!

Sua voz dentro de mim

Escrito pela jornalista, escritora e roteirista Emma Forrest, o livro aborda a história da jovem de 22 anos, que sofre de sérios problemas psicológicos, e tem uma personalidade autodestrutiva. Ela conta sua história desde a infância, passando por seu complicado relacionamento, até o momento em que ela resolve que precisa buscar ajuda de um psicólogo.

Ao longo do livro, você lerá sobre as consultas da jovem, e como seu psicólogo contribuiu com a melhora do seu quadro psicológico. A leitura desse livro é uma incrível submersão no universo da pessoa com transtorno de ansiedade, assim como outros transtornos.

Meus tempos de ansiedade

O livro, que conta a história do dia do casamento do autor, Scott Stossel, quando ele sofre de uma crise de ansiedade, é leitura obrigatória para aqueles que procuram entender o que é esse problema que acomete tantas pessoas. Após seu casamento, e o reconhecimento do seu problema de ansiedade, Scott procura estudar a causa desse mal, além de tentar entender todas as suas características.

Caindo em diversas teorias, que vão do médico ao filosófico, o autor nos explica todas as suas descobertas e nos convida a refletir, junto com ele, sobre as questões acerca do problema. Além de todas as questões levantadas no livro, ele também traz diversas formas de tratar a ansiedade e amenizar seus males.

Transtornos de ansiedade

Mais técnico e totalmente voltado para o profissional de psicologia, esse livro tem uma linguagem mais formal e abrangente. Trazendo formas de diagnosticar o transtorno de ansiedade nos seus pacientes e administrar o seu tratamento, o livro é quase uma enciclopédia da ansiedade.

Transtorno da ansiedade na infância

A ansiedade, durante a infância, não é nada anormal. O problema surge quando essa ansiedade, por diversos fatores — como a rejeição dos pais ou timidez extrema —, se mostra mais forte que o saudável, e começa a atrapalhar a vida da criança.

Para que essa criança possa se tornar um adulto normal, é preciso que esse problema seja controlado, e o livro procura ensinar como tratá-lo.

Da emoção à lesão

O livro aborda, de forma muito didática, como se desencadeiam as doenças psicossomáticas.

Além disso, há, também, presente na obra, um guia completo para diagnosticar o transtorno de ansiedade no paciente.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam esses importantes livros sobre ansiedade, e saibam a importância do tratamento desse problema!

Veja também os cursos de capacitação que são focados em preparar o psicólogo para tratar a ansiedade em seus pacientes

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *