A Cura pela palavra - Ciclo CEAP
Conto terapêutico para trabalhar escolhas, perdas, e mudanças significativas na vida
28 de maio de 2012
Conto terapêutico para trabalhar a integração do diferente
4 de junho de 2012
Exibir tudo

A Cura pela palavra

Uma das principais críticas às ideias de Sigmund Freud sobre o funcionamento da mente é a suposta ausência de comprovação científica, apesar dos resultados práticos no tratamento do sofrimento psíquico e seus sintomas. No entanto, os avanços na técnica de neuroimageamento têm possibilitado o estudo dos efeitos cerebrais do método da “cura pela palavra”.

Duas pesquisas, da Universidade de Amsterdã e da Universidade de São Paulo(USP), mostram que a psicanálise e a psicoterapia causam alterações em áreas neurais relacionadas à tomada de decisões e ao controle das emoções. Pesquisadores holandeses registraram durante quarto meses a atividade cerebral de 35 voluntários diagnosticados com transtorno de estresse póstraumático (TEPT). Parte deles frequentou sessões de psicanálise e o restante não passou por nenhum tipo de psicoterapia. As imagens revelaram que o grupo que fez o tratamento apresentou maior atividade no córtex pré-frontal. Além disso, os pacientes mostraram-se menos aflitos ao falar sobre suas recordações e relataram menor frequência de pesadelos epensamentos recorrentes.

O outro estudo, do Instituto de Psicologia da USP, avaliou os resultados da terapia cognitiva (TCC) e obteve dados parecidos. O psicólogo Julio Peres acompanhou por dois meses o tratamento de 16 voluntários com TEPT submetidos a sessões semanais de psicoterapia de exposição e reestruturação cognitiva, que consiste em confrontar opaciente com sua experiência traumática e estimulá-lo a reavaliar o próprio medo.

As neuroimagens registradas ao longo do experimento mostraram que a atividade da amígdala – região relacionada à vigilância, à percepção de ameaça e às emoções– diminuiu em comparação com o grupo de controle, formado por 11 pessoas. Esse experimento indica que o tratamento pode modificar circuitos neurais. Segundo Peres, as alterações concentram-se em áreas relacionadas a dores e dificuldades, o que evidencia o potencial terapêutico da psicoterapia.

Fonte: Site Viver Mente – UOL (2012) – Publicado na rede social Psicologia Viva -www.psicologiaviva.com.br

1 Comment

  1. Tiago disse:

    Como dizia o Rei Salomão(figura cristã):”a língua dos sábios produz a cura”.
    Rudyard kipling disse que “as palavras são a droga mais poderosa da humanidade”.
    Eu não só acredito como sou prova disso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.