A Importância do Apoio Psicológico na Cirurgia Bariátrica - Ciclo CEAP
Funções Especializadas do Córtex Cerebral
Conheça as Funções Especializadas do Córtex Cerebral
29 de abril de 2020
Violência doméstica contra crianças e adolescentes
Violência doméstica contra crianças e adolescentes
4 de maio de 2020
Exibir tudo

A Importância do Apoio Psicológico na Cirurgia Bariátrica

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A psicóloga Andrea Levy trabalha há 15 anos com orientação e acompanhamento a pacientes bariátricos. E Andrea trabalha não só com aconselhamento profissional de quem estudou o assunto, mas também de quem já passou pela situação. A psicóloga já foi obesa mórbida e chegou a pesar 140kg. Em 1999 ela passou pela cirurgia e hoje, com 60kg a menos, também usa da experiência pessoal para ajudar outras pessoas a enfrentar o problema.

Qual é a importância do exame psicológico antes da cirurgia?

Todo paciente obeso que vai submeter-se a este tipo de cirurgia deve, antes, passar por uma avaliação psicológica que é composta de alguns testes e muita conversa. Essa avaliação não tem a intenção de proibir ninguém de ir pra cirurgia. Na verdade é mais um dos vários exames que o cirurgião pedirá ao paciente antes de operar. No entanto, a cirurgia pode ser adiada pelo psicólogo quando for detectada alguma psicopatologia grave, como por exemplo um transtorno alimentar como a bulimia ou quando o paciente não tiver condições intelectuais de entender o processo pelo qual será submetido, já que o entendimento e colaboração do paciente serão fundamentais para se obter bons resultados no pós-cirúrgico. Nestes casos, solicitamos a presença de um familiar até que o paciente esteja apto a passar pela cirurgia com segurança.

E depois da operação, como a psicologia é aplicada?

Após a cirurgia, o psicólogo também exerce um papel fundamental no acompanhamento do paciente, já que este terá que adaptar-se a um novo estilo de vida que, em geral, é completamente diferente ao anterior. Além disso, o paciente terá que lidar com situações de privação de alimentos que antes eram ingeridos em grande quantidade. E, para muitas pessoas, a obesidade funciona como um grande mecanismo de defesa e até como uma boa desculpa para não ter uma vida social e afetiva. “Estou gordo, não vou à festa”, “Não vou arrumar emprego porque estou gordo”. Porém, atualmente sabemos que muitos sintomas depressivos apresentados antes da cirurgia melhoram com o emagrecimento e resgate da autoestima.

CIRURGIA BARIÁTRICA E O MANEJO PSICOLÓGICO

O que muda na cabeça do ex-obeso?

Depois do inevitável emagrecimento que a cirurgia proporciona, essas desculpas já não podem mais existir e o ex-obeso tem que aprender a lidar com uma nova realidade e principalmente aceitar que agora ele é uma pessoa sem limitações físicas e, conseqüentemente, acaba sendo mais cobrado pela sociedade para que seja uma pessoa produtiva.As mudanças não são poucas na vida de quem deixa de ser obeso mórbido. Quem opta pela cirurgia deve saber que está optando por enormes mudanças internas e externas, mas também está optando pela vida. A psicoterapia ajuda na reorganização desta nova vida, em um corpo inevitavelmente diferente.

Fonte: RedePSI

4 Comments

  1. andrea disse:

    Quando abrirá curso de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica. Terá turma em setembro? E qual o valor?

  2. claudiele disse:

    é possivel que este curso seja EAD?

  3. Katia Ribeiro disse:

    Gostei muito desse que esta sendo oferecido, mas infelizmente já fiquei sabendo essa semana e não vai dar para eu fazer este que irá iniciar no dia 17/01/14. Quando será o próximo curso de psicologia para psicologia bariátrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.