Como conduzir uma entrevista de emprego de maneira assertiva?

entrevista de emprego

No mundo dinâmico de hoje o psicólogo que vai atuar na empresa, conduzindo uma entrevista de emprego, aplicando treinamentos e acompanhamento de seleção, precisa ficar atento a vários aspectos, é importante saber onde recrutar e procurar o profissional para fazer parte do processo de seleção.

A professora e psicóloga Ana Lúcia Chiaradia (CRP/04: 13544), ministrante do curso Recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento de pessoal do Ciclo CEAP, explica o papel e as principais atividades do psicólogo no processo de recrutamento e seleção de pessoal.

Selecionar uma pessoa para uma vaga é um processo que demanda saber sobre as particularidades da vaga e sobre o perfil desejado. O psicólogo que atua nesse processo, tem que escolher as técnicas mais adequadas para conseguir conhecer no candidato os aspectos necessários.

É preciso conduzir uma entrevista psicológica ou entrevista por competência de maneira assertiva, que proporcione o conhecimento do candidato em várias facetas da sua vida. Saber também fazer a entrevista devolutiva, escolher as técnicas, as dinâmicas de grupo e os testes psicológicos adequados para cada caso.

Procurar aprender sobre os testes psicológicos, quanto a aplicação, correção, levantamento de dados e elaboração da síntese. Após o levantamento de dados do candidato é importante saber redigir o laudo psicológico, o documento psicológico final.

Treinar a pessoa contratada é outro papel do psicólogo, fazer com que a pessoa se adapte da melhor forma possível à política e ao ambiente da empresa. Depois já estar trabalhando o funcionário ainda pode apresentar dificuldades e precisar do psicólogo que saiba fazer o acompanhamento de pessoal.

Com embasamento teórico e foco na prática o curso do Ciclo CEAP, Recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento de pessoal prepara os seus participantes através de exercícios práticos.

Juntos aplicamos e corrigimos testes psicológicos de personalidade e habilidades especificas. Aprendemos sobre como conduzir entrevistas, participamos de dinâmicas de grupo e aprendemos sobre como elaborar os documentos psicológicos.

Acesse o site do Ciclo CEAP, conheça esse curso e outros, um grande abraço e até a próxima.

Ana Lúcia Chiaradia – CRP/04: 13544

Psicóloga clínica e professora

 

Sobre o Curso Recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento de pessoal

O objetivo do curso Recrutamento, Seleção, Treinamento e Acompanhamento de pessoal é oferecer embasamento teórico e prático para que o participante esteja preparado para trabalhar com Recrutamento, Seleção, Treinamento, Acompanhamento de Pessoal, utilizando técnicas de entrevistas, observações, diversos testes de personalidade e aptidões específicas, dinâmicas de grupo e elaboração de documentos psicológicos (Declaração, Atestado, Laudo/Relatório e Parecer).

Curso Presencial com Certificado
40 horas/aula
Público: Psicólogos e estudantes de Psicologia
Mais informações: www.cicloceap.com.br

 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *