Conheça o importante papel da psico-oncologia

A Psico-oncologia hoje possui um papel fundamental no tratamento de pacientes com câncer. O psicólogo que possui capacitação em psico-oncologia, está preparado para dar suporte ao paciente, buscando novas formas de superação junto a família. Isso torna o tratamento mais leve e ajuda todo o sistema envolvido a ver a doença como um momento de aprendizado.

No processo de tratamento a pessoa passa a reconhecer suas forças que leva ao empoderamento, um dos principais coadjuvantes para a transformação. Em entrevista ao Ciclo CEAP os psicólogos Adriane do Carmo e Alysson Ramos, contam como a campanha do Outubro Rosa ajudou no entendimento e acesso da sociedade a essa abordagem, tão importante para o tratamento de pacientes diagnosticados.

Assista: https://youtu.be/GrlnrK57xDA
Minicurrículo

Adriane do Carmo: Graduação em Psicologia – Newton Paiva (Set/1998), Pós-Graduação – Especialização, Psicologia Médica – UFMG (Dez/2007), Psico- oncologia – CMMG (Nov/ 2010) e Psicologia Hospitalar concedido pelo CRP/04 – (Dez/ 2013). De 2005 à março/2018 atuou como supervisora de Psicologia Hospitalar e Psico-oncologista nos hospitais Luxemburgo e Mário Penna. Transferida para a Diretoria de Humanização em 2015, sendo membro da comissão de humanização desde 2006 e comissão de transplantes. Organizadora de encontros terapêuticos vivenciais sobre a prática em saúde e adoecimento. Tutora EAD no curso de Pós-graduação em Psico-oncologia Ciências Médicas. Atuou como supervisora de estágio em Psicologia Hospitalar no 2º sem/2015 e professora substituta por 3 meses em Psicoterapia Breve na FEAD. Palestrante em congressos da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia, simpósios e seminários sobre Psico-oncologia, cuidado paliativo, luto, terminalidade e cuidando do cuidador
Autora dos livros “Lugar de se Cuidar” (2011) e “Lugar de se Encontrar” (2015). Psicóloga clínica em consultório e domicílio. Terapeuta Holística

Alysson Ramos: Psicólogo, pós graduando em “Educação a Distância”. Consultor e educador em gestão de pessoas. Implanta sistemas de excelência e estratégia com foco na qualidade. Atuação como mediador pedagógico da Fundação Roberto Marinho. Coach de carreira com mais de 10 anos de atuação em orientação de profissionais. Professor-autor da disciplina “Psicologia da aprendizagem” da Newton Paiva Virtual desde 2004. Desenvolvimento de projetos e jogos de simulação em EAD. Orientador para o desenvolvimento de projetos de trabalho. Ampla experiência em treinamentos estratégicos motivacionais e eventos educativos interativos voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal. Instrutor e criador de cursos de aperfeiçoamento profissional focado em competências.

Artigo anteriorPróximo artigo