Entenda quais os impactos do stress no trabalho

Todos os dias, milhares de profissionais levantam cedo e só voltam para suas casas após uma longa jornada de trabalho. A vida atarefada é uma realidade de quase todos, o que não é novidade para ninguém. O grande problema é que o excesso de atividades e a escassez de tempo têm trazido uma serie de problemas psicológicos para a população de modo geral.

O mais comum entre os transtornos é o stress. E os impactos do stress no trabalho nas vidas pessoal e profissional das pessoas são muitos. Segundo a Universidade de Brasília, mais de um milhão de profissionais foram afastados de suas atividades por conta de problemas causados por ele no último ano.

Para ficar atento, entenda mais sobre o assunto e veja a prevenção pode ser feita.

Principais consequências

O stress é encarado como o mal do século e dele decorrem uma serie de doenças e desordens. Nos trabalhadores, afeta ainda o desempenho de suas funções — além da vida pessoal.

Os problemas vão desde apenas mudanças de humor e dificuldade para dormir até consequências físicas diretas.

  • Insonia;
  • Transtornos alimentares;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Prisão de ventre;
  • Dores de cabeça;
  • Diabetes.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard e publicado no Brasil pela revista Veja afirmou que atuar em ambiente estressante e tenso pode aumentar em até 70% o risco de infarto em mulheres e em 40% o de outras enfermidades cardiovasculares.

E o stress também é uma das principais causas de acidentes no trabalho. Luxações, fraturas e traumas — principalmente no setor da construção civil — são algumas das ocorrências mais registradas pela Previdência Social.

Causas mais comuns

Para que se possa combater, é preciso saber também quais são as principais causas do mal. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), mapeou os recorrentes fatos geradores de stress.

  • Convivência com chefes e colegas mal humorados;
  • Más condições do ambiente de trabalho;
  • Excesso de atividades;
  • Pressão demasiada por resultados;
  • Busca pela perfeição;
  • Medo de demissão.

Como prevenir

Pode-se tentar evitar os impactos do stress no trabalho com resoluções simples e novos hábitos — pequenas alterações para elevar a qualidade de vida. Sendo necessário ou preferível, deve-se procurar auxílio de um profissional da área de psicologia.

Veja algumas ações que podem ajudar na prevenção do mal que afeta o corpo e a mente:

  • Compartilhar os problemas diários com profissional, companheiro ou qualquer outra pessoa querida e próxima;
  • Não tentar resolver tudo sozinho — contar com a ajuda dos colegas de departamento;
  • Ter boas noites de sono (ao menos 8 horas);
  • Realizar atividades físicas;
  • Evitar levar trabalho para casa, pois é o ambiente de descanso, convivência familiar e lazer — em horário fora do expediente;
  • Fazer pequenos intervalos entre as atividades;
  • Manter a calma nas reuniões e no relacionamento em ambiente corporativo.

Os impactos do stress no trabalho são muitos, mas podem (e devem) ser evitados para que a pessoa conserve sua saúde mental e física — convivendo de forma feliz e saudável com amigos e corporativa e familiarmente.

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