ESTRESSE NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL - Um projeto de mudança - Ciclo CEAP
Como estabelecer um plano para o atendimento clínico em psicologia?
9 de julho de 2012
Saber utilizar os testes psicológicos é importante para o psicólogo? Eles são confiáveis?
19 de julho de 2012
Exibir tudo

ESTRESSE NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL – Um projeto de mudança

O estresse é um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo entretanto acontece, quando as situações  estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o  descanso e recuperação física e emocional.

SINTOMAS DO ESTRESSE

Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

CAUSAS DO ESTRESSE

Entre inúmeras causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, podemos citar basicamente três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração.

O tipo de vida que nos auto-impomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos, nos exige mais esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional onde há cada vez mais competição e menos espaço.

POR QUE EXISTE TANTO ESTRESSE NAS EMPRESAS?

O perfil do que se diz ser de um bom profissional para as empresas, passa por características de semi-deuses, onde devem existir absolutamente todas as características de um ser perfeito: Criativo, ótima comunicação, competente, disposto, grande poder de concentração, sabe mandar e sabe receber ordens. Sabe ouvir e se colocar, sabe estimular o crescimento do grupo e dos indivíduos além de almejar também para si e para a empresa, o crescimento. Tem muito boa aparência e alto grau de compreensão do comportamento humano e sabe lidar com ataques histéricos de seus patrões, sem se abalar quando chamado de incompetente, ou quando for colocado sobre seus ombros a responsabilidade de um erro a respeito de algo que na verdade não lhe competia, pois tem alto poder de análise e um emocional impecável e saberá discernir, esclarecer e apaziguar o conflito, sem se abalar.

Deve sempre estar pronto para se dedicar de corpo e alma a empresa, sem hora para terminar um serviço e jamais deixar que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho. Precisa saber lidar com as constantes frustrações positivamente e jamais temer, pois tem confiança, coragem, ímpeto, bom humor e vitalidade contagiante. Não fica doente, não fica cansado, não falta nunca ao trabalho, e com prazer, trabalha durante suas férias quando requisitado.

E A VIDA PESSOAL, É DIFERENTE?

Esse mesmo padrão utópico profissional, é estabelecido também para diversos setores de nossas vidas, pois existem padrões estéticos onde a beleza física é um padrão irreal, que existe apenas nas revistas e passarelas.

Existem também inúmeros padrões para os comportamentos e sentimentos, onde são estabelecidos padrões para o comportamento ideal dos pais com os filhos, de filhos com os pais, padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas fechadas em todos os setores de nossas vidas, onde devemos nos encaixar de uma forma ou de outra.

Como então, não se auto exigir tanto, nem ter medo ou se sentir frustrado diante de tão negro quadro?

Tente ao menos pensar a respeito, sentir se você realmente concorda e aceita entrar e viver dentro dessas caixinhas apertadas?    Procure investigar a verdade de seus sentimentos e desejos!

É realmente impossível viver sem o carro do ano? Você trabalha no que realmente gosta e tem talento? Você não acha que pode ser amado pelo que é em vez de ser amado pela sua aparência? Quem é você? No que deixou os padrões transformar sua vida?

Não adianta reclamar que o patrão, a empresa, a esposa, os filhos, o marido, não conseguem enxergá-lo, se na verdade nem você mesmo se conhece o suficiente para mostrar a eles quem é!

Pare! Dê um tempo para se descobrir e perceber a pessoa que você é!   Autoconhecimento. Não há como viver feliz e realizado sem ele.

Fonte: Instituto Rashuah

Programa anti estresse para empresas. Dicas de como oferecer este serviço profissional.

  1. Prepare um plano bem fundamentado com dados estatísticos sobre o panorama do stress no Brasil.
  2. Faça um diagnóstico preliminar apontando os principais pontos a serem trabalhados na empresa
  3. Apresente os possíveis resultados positivos nos índices de motivação, comprometimento, assiduidade e consequente lucratividade da empresa.
  4. Apresente um cronograma de ação, necessidades para implantar o programa (espaço físico, equipamentos, tempo de disponibilidade do pessoal, etc.), tempo da prestação do serviço e orçamento compatível com a realidade da empresa.

Curso relacionado:

STRESS – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS

Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.