INDICAÇÃO DE LIVROS PARA ATENDIMENTO DE CASAIS

 

Para atender casais, nós psicólogos temos que deixar de lado nossos conceitos, crenças, e valores pessoais para nos encontrarmos com a “verdade” que o casal nos apresenta.

Atender casais é uma tarefa que exige preparação do terapeuta. Muitos preferem atender individualmente por não se sentirem preparados para este desafio.

Vamos sugerir alguns livros que podem ampliar o conhecimento deste universo do atendimento de casais.

 

O Casal em Crise – M.Andolfi, C.Angelo, C.Saccu – Summus Editorial

Uma coletânea que reúne os mais importantes pesquisadores e terapeutas da Europa e EUA em torno da complexa problemática do casal em transformação. Com abordagens que vão da Psicanálise à Teoria Sistêmica, tratando de questões como a sexualidade, os filhos, a desintegração e reconstituição do casal, esta obra é fundamental para todos os interessados nos novos caminhos das relações conjugais.

Casais em Perigo – Peggy Papp – Artmed

O novo milênio exige mudanças nas concepções e nas técnicas do terapeuta de casal. Ao explorar a interface entre a tecnologia moderna e o romance à moda antiga, este livro apresenta histórias de casais inseridas em um contexto social multicultural e multiétnico em que os princípios sobre o que constitui uma família estão em contínua transformação. As contribuições dos renomados autores reunidos por Peggy Papp abrangem os temas – Tempo Para o Relacionamento na Era da Informação; A Paternidade Tardia; A Tecnologia da Reprodução e a Crise da Esterilidade; O Divórcio; O Segundo Casamento e o Envelhecimento a Dois; A Convivência de Culturas Diferentes Dentro da Mesma Família, Mitos e Realidades das Funções do Homem e da Mulher de Hoje; O Trabalho Com Casais de Homossexuais Masculinos e Femininos, entre outros. Por oferecer novas formas de compreensão e propostas clínicas eficazes, este livro é uma fonte importante para terapeutas que trabalham com casais e para estudantes de terapia familiar, serviço social, psicologia clínica e psiquiatria.

 

Luciana Lemos

Artigo anteriorPróximo artigo