Nova resolução evidencia a diferença entre Laudo e Relatório Psicológico - Ciclo CEAP
Solidariedade – Brumadinho / MG
28 de janeiro de 2019
Brumadinho – Uma palavra para aqueles psicólogos que estão cuidando das famílias marcadas por este sofrimento
Brumadinho – Uma palavra para aqueles psicólogos que estão cuidando das famílias marcadas por este sofrimento
5 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

Nova resolução evidencia a diferença entre Laudo e Relatório Psicológico

Nova resolução evidencia a diferença entre Laudo e Relatório Psicológico

Você sabe sobre as novas normas para a elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos?

A Psicologia contará com novas normas para a elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos no exercício profissional. Durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) que ocorreu de 14 a 16 de dezembro/2018, em Brasília, foi aprovada a revisão da Resolução CFP nº 007/2003, que tem o objetivo de orientar os psicólogos na elaboração de documentos escritos e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a produção qualificada da comunicação escrita.

Ela tem caráter normativo e orienta de forma mais precisa a escrita de documentos psicológicos. A escrita da nova resolução evidencia a diferença de cada um dos documentos redigidos pelos psicólogos, sobretudo a diferença entre laudo e relatório.

O laudo é proveniente de uma avaliação psicológica, enquanto o relatório é um documento derivado do atendimento psicológico e, portanto, não tem como fim apresentar um diagnóstico. Outra diferença desta Resolução e a possibilidade da escrita de documentos multiprofissionais, como no caso do relatório multiprofissional.

O relatório multiprofissional consiste em um documento que, assumindo as mesmas características do relatório psicológico, nos termos do artigo 11, é produzido quando os psicólogas atuam em contexto em que há uma demanda multiprofissional, ocasião em que o relatório pode ser produzido em conjunto com outros profissionais, havendo consenso e ausência de impedimentos ético-profissionais.

 

Fonte CFP – https://site.cfp.org.br/apaf-aprova-revisao-sobre-elaboracao-de-documentos-produzidos-por-profissionais-da-psicologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.