Os 6 melhores livros na área de psicologia - Ciclo CEAP
A importância do psicólogo no tratamento do autismo
31 de agosto de 2016
Psicólogo: como crescer na sua carreira?
16 de setembro de 2016
Exibir tudo

Os 6 melhores livros na área de psicologia

Abdicar das próprias aflições para perseguir a compreensão e a cura das agruras alheias é um ato de nobreza que demanda talento e competência. Ser psicólogo é dedicar a própria vida para lapidar autoestimas e dar significado à existência de pessoas. Contudo, não só de virtude vive um profissional.

Para assegurar a permanência e obter sucesso financeiro no mercado de trabalho é necessário se manter atualizado. Todo bom profissional sabe o quanto é importante manter seu próprio acervo literário, recheado de obras incríveis e ilustres autores. Pensando nisso, o Ciclo CEAP selecionou 6 livros de psicologia cuja leitura é importante para profissionais da área. Mas o universo literário é muito amplo. Fique atento ao nosso blog porque em breve divulgaremos uma nova lista. Assine a nossa newsletter para receber os nossos informativos e novas publicações.

Conheça também os vários cursos de capacitação profissional em psicologia que oferecemos em todo Brasil.

Conheça seis livros de psicologia que você precisa ler

1. História da Psicologia Moderna – Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz

A leitura dessa obra é indispensável pois discorre acerca dos desdobramentos da psicologia depois do século XIX, apresentando ainda um resumo sobre os primórdios da área antes desse período. A edição mais recente da obra, de 2014, traz a revisão de alguns tópicos da psicologia moderna, tais quais neurociência cognitiva, psicologia evolucionária, personalidade e inteligência nos animais e inteligência artificial.

2. Tipos psicológicos – Carl Gustav Jung

Apesar de ser um texto complexo, Tipos psicológicos é uma das obras mais procuradas pelos profissionais da área de psicologia que pretendem se especializar nos tipos comportamentais e suas subclasses. Sua leitura é imprescindível pois estuda a relação das pessoas, e seus diferentes tipos psicológicos, com o mundo, considerando diversas áreas do saber, como as Artes e a Filosofia.

3. Ciência e comportamento humano – B. F. Skinner

Esse é um dos melhores livros para quem se interessa pela área da psicologia comportamental, ou behaviorista, e até mesmo para quem tem o interesse de conhecê-la melhor e adicionar novas percepções ao campo de trabalho. Skinner, considerado o propulsor do behaviorismo, apresenta o surgimento dessa abordagem e como se deu seu desenvolvimento ao longo dos anos.

4. Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Gail Steketee e Teresa Pigott

Também conhecido como TOC, esse transtorno se caracteriza pela fixação do indivíduo em executar certas situações de maneira insistente, de modo que a não execução sistemática da mania possa ocasionar tormentos psíquicos. Essa excelente obra está entre um dos livros de psicologia que traz métodos e estratégias eficazes para o tratamento clínico de quem padece desse transtorno.

5. O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão – Andrew Solomon

Eleito como a melhor obra sobre a depressão, O demônio do meio-dia foi escrito pelo jornalista Andrew Solomon, que relata a própria experiência acerca da doença. O livro abarca uma compilação de depoimentos, mitos e tratamentos sobre a enfermidade. Para mais informações sobre quais são as doenças psicológicas mais comuns, não deixe de conferir outras matérias exclusivas em nosso blog!

6. Ansiedade: o que é, os principais transtornos e como tratar – Daniel Freeman e Jason Freeman

Essa obra é considerada um dos melhores livros de psicologia acerca da ansiedade por pormenorizar temas de grande relevância tais como: transtornos de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, e síndrome do pânico. A análise desse exemplar explana, dentre outros métodos de abordagens, o cognitivo e o psicanalítico, exibindo ainda a relação da ansiedade com o estresse e com fobias alternativas.

Agora você já pode planejar a sua próxima leitura para aprofundar seus estudos na área e se aperfeiçoar enquanto profissional, considerando o quanto é importante sempre buscar novas perspectivas para lidar com os seus pacientes no dia a dia e solidificar sua carreira.

E se você gostou das nossas dicas sobre livros de psicologia, vai gostar também das nossas recomendações de filmes que todo psicólogo precisa assistir.

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades que trazemos a você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.