Os desafios da Psicologia Organizacional - Ciclo CEAP
Guerra de nervos no trabalho
26 de setembro de 2011
Psiquiatra vai lançar enciclopédia sobre autismo
3 de outubro de 2011
Exibir tudo

Os desafios da Psicologia Organizacional

O psicólogo que trabalha com Recursos Humanos precisa estar atento às constantes mudanças que ocorrem dentro das organizações e também no mercado de trabalho. Para se adequar e estar preparado esse profissional precisa conciliar diferentes conhecimentos teóricos, se antecipar às necessidades da empresa e dos demais funcionários, além disso, é muito importante que o psicólogo se envolva com o negócio da empresa.

Que tal conhecer algumas das atribuições do psicólogo organizacional?

Recrutamento: O psicólogo identifica os candidatos e orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos e política da empresa e à cultura da qualidade.

Treinamento: trata-se do desenvolvimento de capacitações a partir do levantamento de necessidades da empresa. Como meios de levantamento de necessidades, utilizam a administração de desempenho; as reclamações e sugestões de clientes internos e externos; o número de acidentes do trabalho; as solicitações das gerências para sanar alguma dificuldade em seu setor de trabalho etc.

Auditorias: auditorias são meios de detectar se as pessoas estão conscientes dos objetivos da qualidade, bem como é uma oportunidade para conversar e perceber as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no ambiente de trabalho.

Atividades motivacionais: são trabalhos referentes à formação de líderes, desenvolvimento de competências e realização de trabalho em equipe.

Segundo a psicóloga Rosana Marques da Silva “é indispensável ter em mente que se o psicólogo organizacional quiser conquistar e expandir seu espaço nas organizações deve empregar seus conhecimentos de psicologia como diferencial competitivo, sem se limitar a eles, pois enquanto profissional de Recursos Humanos tem que pensar em novas formas de fazer as coisas, em adquirir conhecimentos em outras áreas, em aperfeiçoar suas habilidades no trabalho com as pessoas e em agregar valor ao negócio e às atividades que desempenha”.

Conheça nossos cursos na área de Psicologia Organizacional:

Curso de capacitação em Recrutamento, Seleção, Treinamento e Acompanhamento de pessoal

Os comentários estão encerrados.