Os desafios de um consultório de psicologia (saiba como superá-los) - Ciclo CEAP
Marketing para psicólogos: 4 dicas para divulgar seu consultório
28 de agosto de 2020
Você gostaria de ter mais clientes no seu consultório psicológico?
4 de setembro de 2020
Exibir tudo

Os desafios de um consultório de psicologia (saiba como superá-los)

A maioria dos psicólogos sonha em abrir o próprio consultório, conquistar clientes fiéis e trilhar uma carreira de sucesso, mas, quando tentam colocar o sonho em prática, percebem que existem muitos desafios que podem comprometer a viabilidade do negócio. Não basta atender e ajudar os clientes a solucionar seus problemas psicológicos, é preciso saber também administrar as finanças, gerenciar seu tempo, investir em marketing e driblar diversas outras dificuldades que aparecem pelo percurso.

Para ajudar você a abrir seu próprio consultório de psicologia e conseguir administrá-lo de forma saudável, selecionamos algumas dicas. Confira!

Faça um controle financeiro rígido

Mais do que ser um ótimo profissional, você precisa controlar seus gastos e ganhos para obter sucesso. Invista em uma ferramenta que te ajude a fazer o controle de forma organizada. Atualmente, existem vários aplicativos e softwares que auxiliam nesse processo.

Além disso, não misture seu caixa pessoal com o do consultório. Seu dinheiro particular não pode entrar no fluxo de caixa da empresa. Caso isso aconteça, você nunca saberá qual é seu lucro ou prejuízo real.

Outra dica básica, que parece óbvia, mas muitos profissionais não conseguem segui-la, é: não invista mais do que você ganha. Para manter a saúde financeira do consultório, monte um planejamento a longo prazo de quais serão suas receitas e seus gastos fixos e variáveis.

Organize sua agenda

Não marque um número de consultas maior do que a capacidade que você terá para fazer os atendimentos. É muito ruim para sua imagem deixar os pacientes esperando por muito tempo para serem atendidos. Quando houver necessidade de desmarcar consultas, sempre que possível, avise com antecedência para que o paciente possa se programar.

Outra sugestão simples é manter uma agenda unificada para evitar confusões e confirmar as consultas com antecedência, garantindo que os pacientes realmente comparecerão no horário marcado.

A organização da agenda sempre é mais fácil se você puder contar com uma secretária exclusiva para essa atividade. Mas, se esse ainda não for o seu caso, um truque que facilita a organização e o controle é usar um aplicativo especializado em agendamento que permita o acesso remoto por dispositivos móveis.

Aumente a sua produtividade

Quanto mais produtivo for o seu dia, mais pacientes você conseguirá atender com qualidade. Portanto, deixe sua mesa sempre arrumada, elimine papéis, mantenha o cadastro de pacientes atualizado, crie uma checklist com as atividades programadas para o dia e defina horários para realizar cada uma. Dessa maneira, você não perderá tempo e seu dia renderá muito mais.

Divulgue seu trabalho

Além de contar para todos os amigos, familiares e conhecidos, você precisa fazer cartões de visitas e folders para divulgar seu consultório. Distribua os materiais em lugares estratégicos, como consultórios médicos de psiquiatras, escolas, empresas, entre outros locais onde seus pacientes em potencial frequentam.

Outra forma de anunciar é investir em mídia, colocar anúncios institucionais em jornais e revistas, fazer um site que passe credibilidade e criar perfis/páginas nas redes sociais. Quanto mais pessoas conhecerem seu trabalho, maior será a chance de aumentar sua clientela. Para facilitar e minimizar custos deste trabalho o Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia criou o Portal Psicologia Viva que oferece inúmeros benefícios, inclusive presença digital gratuita.

Especialize-se

Falta de experiência em determinadas áreas pode diminuir sua atuação. Para atender um maior número de casos, você precisa aprofundar seus conhecimentos, investir em cursos renomados na área e se manter atualizado. Algumas áreas que vêm crescendo muito e merecem destaque são: terapia para casais, distúrbios alimentares e o estresse, que atinge cada vez mais pacientes. O Ciclo CEAP pode te ajudar a se especializar nesses temas com os cursos virtuais:

Para conferir outras opções de cursos, acesse: www.cicloceap.com.br.

Gostou das dicas para superar os desafios de um consultório de psicologia? Saiba mais sobre como ter mais clientes no seu consultório psicológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.