Pais controladores prejudicam a assertividade dos filhos - Ciclo CEAP
Conheça cinco mitos sobre serial killers
12 de novembro de 2014
Comer menos contribui para o cérebro
2 de dezembro de 2014
Exibir tudo

Pais controladores prejudicam a assertividade dos filhos

Kuvshinova Nadezhda/Shutterstock

Jovens com pais dominadores foram menos capazes de enfatizar seus pontos de vista de forma confiante e produtiva

Daisy Yuhas

Pais dominadores por vezes tentam manter os filhos sob controle para evitar os perigos das pressões de grupo. Mas essa abordagem pode ter efeito contrário e tornar as crianças mais suscetíveis a seguir a multidão. É o que mostra um estudo do periódico Child Development.

Psicólogos entrevistaram 184 crianças com 13 anos, reuniram informações sobre as técnicas de controle dos pais – como usar a culpa para manipular o comportamento – e observaram como os participantes lidavam com diferenças de opinião em discussões com amigos.

Os pesquisadores voltaram a registrar informações sobre o comportamento dos participantes aos 18 anos e depois aos 21, levando em conta também as interações com colegas de trabalho e parceiros amorosos. Os jovens criados por pais altamente controladores tiveram maior dificuldade para defender e enfatizar seus pontos de vista com confiança perante as demais pessoas.

Os efeitos também se aprofundaram com o tempo: o déficit nas habilidades de relacionamento aumentava aos 21 anos. É possível que a resistência ao controle dos pais seja a forma como as crianças aprendem a afirmar suas opiniões, uma habilidade importante para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.

Fonte: Mente e Cérebro

Cursos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.