Qual a importância dos testes psicológicos? - Ciclo CEAP
Perdas inesperadas e situações de violência causam transtornos e traumas
25 de novembro de 2011
TDAH desafia pais e professores
12 de dezembro de 2011
Exibir tudo

Qual a importância dos testes psicológicos?

Os testes psicológicos são de grande importância para a atuação do psicólogo. Podemos assinalar que os testes objetivam identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão (Conselho Federal de Psicologia, 2018). Considerados como fontes fundamentais de informação do processo de avaliação psicológica (AP) (Conselho Federal de Psicologia, 2018), os testes psicológicos também permitem a operacionalização de diferentes hipóteses teóricas (Borsa & Damásio, 2017; Primi, 2010), favorecendo a consolidação das teorias psicológicas. Importante destacar ainda que a mensuração, por si só, permite a ampliação das redes nomológicas dos construtos de interesse. Isso é particularmente importante no nosso momento histórico atual, no qual, a prática profissional baseada em evidências empíricas deve ser fortemente incentivada.

O Ciclo CEAP atua fortemente no mercado com objetivo de capacitar o profissional da psicologia, nossos cursos são focados na prática! Confira os cursos oferecidos:

 

 

Aprenda a aplicar, classificar, levantar dados e elaborar sínteses de diversos testes utilizados para diferentes finalidades em diversas áreas da psicologia.

Os testes psicológicos são instrumentos constantemente avaliados e aferidos pelo CFP e são bastante confiáveis, desde que utilizados corretamente.

As conclusões são ainda mais confiáveis se combinadas com outros instrumentos como entrevistas, anamneses, dinâmicas de grupo, desafios

Os comentários estão encerrados.