Você gostaria de ter mais clientes no seu consultório psicológico?

Infelizmente, os cursos da área de saúde deixam a desejar quando o assunto é mercado de trabalho e empreendedorismo. Os psicólogos, assim como outros profissionais de saúde, terminam a graduação com conhecimentos em psicologia e praticamente nenhum em como fazer a gestão de uma clínica e como fazer com que as pessoas que precisam de atendimento venham para o seu consultório psicológico.

O marketing para o psicólogo

Não se engane. Por mais que você não seja uma loja, está oferecendo serviços para as pessoas. Ou seja, você não é só psicólogo, também precisa entender de vendas de serviços, divulgação, concorrência, criar contatos, fidelidade do cliente, entre outros.

Nem sempre quem se formou na melhor universidade e tem o melhor currículo é que consegue vencer. Quem consegue alcançar os clientes, criar confiança e entregar o melhor valor para eles é quem vai ter mais chances de sucesso. E, para permanecer no sucesso é preciso criar estratégias.

Como dar visibilidade para o consultório psicológico?

Aprenda a definir o público-alvo

Sair atirando para todos os lugares será um grande desperdício de tempo e dinheiro. Nessas horas, planejamento é fundamental e saber qual é o seu público-alvo está dentro dele. Você pode começar fazendo pesquisas sobre qual a idade e o sexo que mais costuma marcar sessões com o psicólogo. Montar uma página no Facebook e observar os gráficos com esses dados é uma boa ideia.

Crie empatia

Se colocar no lugar do cliente é uma estratégia de marketing já bastante conhecida no mercado e de muita importância. Quando você se coloca no lugar de outra pessoa é mais fácil entender quais são as suas principais e mais urgentes necessidades. Pense naquela pessoa que está passando por problemas financeiros, ou com problemas de relacionamento, por exemplo.

Tenha autoridade no assunto

Quer que o seu cliente tenha mais confiança e segurança em você e na sua equipe? Então mostre a ele que você conhece bem sobre o assunto. É o que se chama de ser autoridade no segmento no qual trabalha. Por exemplo: quantas pessoas seguem blogueiras fitness? Elas podem até nem ter graduação na área, mas mostram autoridade no assunto e resultados. As pessoas passam a seguir as dicas que elas passam porque confiam nas informações delas.

Apareça nas redes sociais

Ter uma empresa e oferecer serviços sem aparecer nas redes sociais é o mesmo que não ser visto pelas pessoas. Crie um Instagram e uma página no Facebook pelo menos. Poste dicas todos os dias, numa frequência ideal.

Assim, as pessoas conhecerão melhor o seu trabalho e podem até te indicar para amigos e conhecidos. Ter uma lista de e-mails e enviar dicas, com a autorização deles é claro, também é uma ótima forma de ser visto.

Dê algo que o cliente precisa

Oferecer dicas de maneira aleatória também não vai ajudar muito. Analise quais são os problemas que a maioria das pessoas estão vivendo atualmente. Quais são os seus maiores desejos e vontades? Entregue solução para o seu futuro paciente. Faça ele perceber como o serviço num consultório psicológico pode ser importante para melhorar o dia a dia.

Conheça a solução especial que o Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia criou especialmente para o psicólogo

Pensando em apoiar o desenvolvimento dos psicólogos, o Ciclo CEAP criou o Portal Psicologia Viva que oferece vários benefícios como:

  • Marketing profissional em redes sociais e blog
  • Perfil profissional completo na Internet
  • Sistema de agendamento de consultas presenciais e online
  • Sistema de recebimento por cartão direto para a conta do psicólogo
  • Convênio com várias empresas e instituições
  • Consultório online com todos os requisitos de segurança e selo de aprovação do CFP
  • Liberdade de atuação e de cobrança
  • Aplicativo de lembrete de consultas agendadas e pagas

Gostou das nossas dicas? Então você pode ficar interessado também em ler esse post que fala sobre Como construir uma carreira de sucesso com a Psicologia.

Artigo anteriorPróximo artigo