PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS – O psicólogo na redução dos riscos de desastres

Brumadinho – Uma palavra para aqueles psicólogos que estão cuidando das famílias marcadas por este sofrimento
Brumadinho – Uma palavra para aqueles psicólogos que estão cuidando das famílias marcadas por este sofrimento
5 de fevereiro de 2019
TERAPIA SISTÊMICA NO ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Terapia Sistêmica no atendimento individual
11 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS – O psicólogo na redução dos riscos de desastres

PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS – O psicólogo na redução dos riscos de desastres

 

Diante da demanda de atendimentos psicológicos às vítimas do desastre de Brumadinho, surgiu a necessidade dos psicólogos de reciclarem seus conhecimentos no tema relacionado a psicologia das emergências e da redução dos riscos de desastres.

Existe um livro que trata deste tema de forma muito objetiva, e vamos indicá-lo aqui para que os interessados possam se informar.

O livro é: O psicólogo na redução dos riscos de desastres

Autores: Olavo Sant’Anna Filho e Daniela da Cunha Lopes

Editora: Hogrefe

Veja a sinopse:

As catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pela ação do homem, sempre fizeram parte da história da humanidade. Considerando a realidade de vulnerabilidade relacionada à ocorrência de desastres, em particular no Brasil, tornou-se evidente a necessidade de uma gestão integrada formada por profissionais inter e multidisciplinares. Nesse contexto, a psicologia, como ciência e profissão, também deve ser protagonista no processo de redução dos riscos de desastres, de modo a aprimorar a atuação dos profissionais para a construção de comunidades mais resilientes, cidades sustentáveis e pessoas mais saudáveis e conscientes. A obra, destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.

Este livro visa oferecer diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.

 

Luciana Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *