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O Papel do Psicólogo Organizacional

A atuação do psicólogo organizacional, ainda hoje, é extremamente voltada ao recrutamento e seleção, à aplicação de testes psicológicos e à dinâmica de grupo, e, na grande maioria dos casos este profissional acaba não definindo com clareza o seu atual papel nas organizações.

O trabalho do psicólogo organizacional não pode ser individualizado e descontextualizado do ambiente onde a organização está inserida. Ele deve atuar como um profissional de Recursos Humanos e desenvolver atividades que supram as necessidades das organizações e as auxiliem a tornarem-se competitivas e a sobreviverem nesse mercado globalizado, onde o Capital Humano e a Qualidade Total são os pontos chaves para o sucesso organizacional. Nesse sentido, o papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de Qualidade por toda a organização.

Em vista a estas questões, há poucos anos a psicóloga e pesquisadora, Rosana Marques da Silva (CRP 12/01502), realizou uma pesquisa numa empresa situada no estado de Santa Catarina e bastante conceituada pela excelência nos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil, o papel e as áreas de atuação dos profissionais de Recursos Humanos no Programa de Gestão da Qualidade Total.

Diante dos resultados, foi constatado que seus profissionais de Recursos Humanos apresentam papel essencial e estratégico no Programa de Gestão da Qualidade Total ISO 9000, participando ativamente do Planejamento à Manutenção de tal programa.

Quanto ao perfil, cada profissional possui formação universitária e pós-graduação. É preciso uma formação na área específica em que atuam, mas é o aperfeiçoamento pós-acadêmico desses profissionais que vai garantir sua sobrevivência no mercado de trabalho. São profissionais bastante atualizados com as tendências e transformações sócio-econômicas e culturais, lêem muito e estão sempre se qualificando, através de cursos, seminários, congressos e especializações.

Entretanto, afirmaram que o quê mais contribui para o seu sucesso na Gestão da Qualidade Total, são suas habilidades de saber se relacionar e se comunicar; ser pacientes e flexíveis, ao se deparar com pessoas tão diferentes umas das outras; ser éticos ao lidar com as inúmeras informações que recebem; ter habilidade para negociar e convencer as pessoas; ser humilde ao mostrar a maneira correta de agir e, principalmente, gostar de trabalhar com seres humanos.

No que se refere à forma de atuação desses profissionais, prestam consultoria interna aos colaboradores em suas funções. Vêem seu trabalho como de acompanhamento, orientação nas dificuldades surgidas; apontando as falhas no processo e sugerindo melhorias.

Entendem que suas atividades devem estar conectadas aos setores da empresa e encaram seu papel como o de “multiplicador”, de “captador” do potencial de seus colaboradores. Atuam no sentido de “facilitador” do processo da qualidade, desenvolvendo atividades que gerem a motivação dos colaboradores, pois são estes que vão garantir a qualidade por toda a empresa.

Sobre o Curso Recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento de pessoal

O objetivo do curso Recrutamento, Seleção, Treinamento e Acompanhamento de pessoal é oferecer embasamento teórico e prático para que o participante esteja preparado para trabalhar com Recrutamento, Seleção, Treinamento, Acompanhamento de Pessoal, utilizando técnicas de entrevistas, observações, diversos testes de personalidade e aptidões específicas, dinâmicas de grupo e elaboração de documentos psicológicos (Declaração, Atestado, Laudo/Relatório e Parecer).

Curso Presencial com Certificado
40 horas/aula
Público: Psicólogos e estudantes de Psicologia
Mais informações: www.cicloceap.com.br

 

ADAPTADO DE RH PORTAL. LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA.

 

2 Comments

  1. Denise Silva disse:

    Qual a posição do psicólogo organizacional no organograma de uma empresa?

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