A prospecção de clientes é importante em qualquer área. No entanto, quando se trata da psicologia, surgem algumas dúvidas, sobretudo pela questão ética. As estratégias de divulgação geram discussões no setor, mas saiba que é possível investir em marketing para psicólogos e ter bons resultados.
O ponto é que a prestação de serviços também pode utilizar ferramentas de divulgação, desde que sejam adequadas com o ramo. Por exemplo, você já deve ter visto publicações de médicos, não é? Entretanto, é importante ter cuidado com a abordagem e temas expostos.
O marketing digital usa a internet para auxiliar empresas por meio de ações de comunicação. Dessa forma, é possível conquistar novos clientes, como em qualquer outro negócio.
Portanto, o marketing para psicólogos contribui para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Cerca de 9% da população sofre com algum nível de transtorno ansioso, enquanto 5,8% das pessoas são afetadas pela depressão. Devido a pandemia, os casos aumentaram ainda mais. Neste cenário, o marketing digital é uma saída para que os serviços oferecidos sejam encontrados pelos clientes em potencial.
Os psicólogos que trabalham por conta própria também são empreendedores. Por isso, é preciso colocar a mão na massa e mostrar seu trabalho.
A praticidade e eficiência do marketing são vantagens que os psicólogos podem aproveitar. Dessa maneira, as táticas digitais podem ser aplicadas desde o início da carreira ou até mesmo por profissionais mais experientes.
Todavia, o marketing para psicólogos deve respeitar as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia. Por exemplo, há regras como a não exposição dos pacientes e o que eles dizem no consultório, além de não divulgar a precificação dos serviços de atendimento. Publicações focadas na autopromoção também são vedadas.
Diante dessas restrições, algumas táticas que são comumente usadas no marketing são vedadas, como as técnicas de persuasão e vendas e até mesmo copywriting. Contudo, é possível utilizar o marketing de conteúdo para fazer publicações com informações relevantes e se posicionar como autoridade no assunto.
Agora que você entende o que é o marketing para psicólogos e como ele funciona, que tal aprender a montar sua estratégia e saber quais ferramentas utilizar? É importante ressaltar que o trabalho de marketing digital deve estar alinhado ao que é praticado no consultório.
É possível trabalhar abordando assuntos mais gerais nas suas ações e campanhas de marketing, mas é preciso deixar claro para o público qual é a sua especialidade. A explicação entre os diferentes tipos de abordagens na psicologia pode até ser um tema para seus conteúdos!
Apresentar o seu trabalho é fundamental para evitar questões sobre a sua especialidade. Dessa maneira, isso serve para despertar o interesse do público sobre o seu ramo de atuação.
As mídias sociais são incríveis para criar conteúdos e atrair clientes. Além de serem gratuitas, são ferramentas de divulgação intuitivas e que podem ser usadas por qualquer pessoa. Você pode fazer postagens em formatos de textos, vídeos, imagens e muito mais.
As redes sociais também já são usadas como buscadores, em que os usuários fazem pesquisas para solucionar dúvidas. Por isso, use-as com sabedoria para atrair as pessoas certas.
Esse é um dos grandes tesouros no marketing para psicólogos. A promoção de conteúdos gratuitos e relevantes é muito utilizada no marketing de conteúdo para nutrir uma relação com os potenciais clientes. Dessa forma, entenda quem são os seus pacientes e crie materiais voltados para as dúvidas deles.
Fornecer conteúdos relevantes transmite segurança e mostra a transparência do seu trabalho. Esse profissionalismo é fundamental quando as pessoas estão em busca de atendimento psicológico. Afinal, é uma questão de saúde e que exige cuidados.
Por isso, invista em conteúdos informativos e dinâmicos sobre psicologia, como dicas de bem-estar, por exemplo. Existem muitas possibilidades que podem ser abordadas, bem como assuntos que podem ser aprofundados.
O trabalho de psicólogo é delicado, pois costuma lidar com as dores e medos de seus pacientes. Portanto, é preciso tomar cuidado em como os temas são abordados, em como você fala com o público, o tom de voz utilizado e outros aspectos.
Desse modo, a partir do momento que são adotadas as técnicas e ferramentas certas, as chances de conseguir mais clientes por meio do marketing para psicólogos é muito maior. Assim, você pode se tornar uma referência na área e ainda ajudará mais pessoas a cuidarem da saúde mental.
Fonte: Dinamize