O estudo da tanatologia nos auxilia na construção e sentidos da nossa existência. A finitude constrói sentidos.
Começaremos com a afirmação de que a morte antecede a vida. Crescemos morrendo e transcendendo fases. O bebê morre para a vida uterina e nasce para um universo mais amplo em possibilidades e assim sucessivamente até a morte funerária.
Um ego forte para viver é um ego forte para morrer como afirma Ernest Becker.
A vida é construída nas mudanças, perdas, rupturas, crises, mortes simbólicas e concretas. O trabalho do luto, tão estudado na tanatologia, nos permite retomar o movimento, a existência enquanto processo.
A morte em vida significa a paralisação em um tempo, um espaço e em uma determinada relação. Buscamos retomar o fluxo, o movimento e o manejo de vida e morte como faces da mesma moeda, ou seja, como aspectos indissociáveis da existência humana.
No curso virtual Tanatologia – Psicoterapia para mudanças e perdas, ministrado pela psicóloga Raquel Neto, trataremos das mortes cotidianas e simbólicas, da morte funerária, das situações limite e das mudanças no modo de ser e de estar no mundo.
O curso busca promover uma maior compreensão dos processos de perda e auxilia no encontro de recursos para lidar com a experiência da finitude e sua transcendência sendo relevante para o cliente, seus familiares e profissionais envolvidos no processo.
A crise, tema fundamental da clínica, deverá ser compreendida nas suas fases e nos caminhos para a superação. Um trabalho de luto exitoso nos demonstra a possibilidade de transcendência do ser humano. O objetivo central deste curso é promover a compreensão dos processos de perda e preparar o profissional para ajudar seu cliente na construção de um novo projeto de vida.
Esteja apto para acolher e conduzir seus clientes para um novo significado para a vida.