A Psicopedagoga e Especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre as Contribuições da Neuropsicologia no processo de Avaliação e Intervenção nos Transtornos específicos de Aprendizagem.
A Neuropsicologia é o campo que estuda as relações entre o cérebro e a cognição nas idades iniciais. O modelo neuropsicológico permite explicar as alterações comportamentais e cognitivas de cada individuo, constituindo assim um diagnóstico cientificamente fundamentado.
A avaliação Neuropsicológica fornece informações, através de testes padronizados, que identificam alterações focais ou sistêmicas do sistema nervoso, viabilizando intervenções preventivas ou remediativas.
Algumas alterações nos processos mentais e no comportamento já podem ser percebidas desde a fase pré-escolar, como hiperatividade, alterações na motricidade, na atenção, na compreensão auditiva, na memória; outras só irão se manifestar após a alfabetização, como os chamados transtornos específico de aprendizagem, como Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia.
A aquisição da leitura, por exemplo, é um processo neuropsicológico complexo que exige o amadurecimento de diversas funções preditivas básicas para a sua habilitação. O alto índice de transtornos de leitura atualmente tem exigido maior compreensão sobre o assunto, ações preventivas e estratégias de intervenção devem ser adequadas. Um dos principais objetivos da educação elementar é o ensino da leitura e da escrita, porém, atingir esta meta não tem se mostrado uma tarefa muito fácil, tendo em vista o número muito elevado de alunos que tem sido apontado como apresentando dificuldades no processo de aprendizagem da língua escrita.
No processo de Aprendizagem
A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, ressalta a especialista, este programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) pode contribuir não apenas com métodos corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.
Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.
Após a realização do trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação.
Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa escolar e comportamental do paciente.
Somente dessa forma é que as dificuldades de Aprendizagens serão mais bem compreendidas e, principalmente, tratadas.
O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma avaliação Psicodiagnóstica ou tratamento (Neuropsicologia com o programa PHNL e Psicopedagogia).