A importância da Orientação Profissional - Ciclo CEAP
Crítica dos pais é pior que bullying como causa de estresse infantil
10 de fevereiro de 2013
Quando o estresse penetra na pele
5 de abril de 2013
Exibir tudo

A importância da Orientação Profissional

“Não tenha medo de se arriscar. O maior fracasso é não tentar. Descubra o que você ama fazer, e seja o melhor nisso” (Debbi Fields)
 
 

Objetivo da Orientação Profissional:

O objetivo é facilitar ao jovem a escolha da profissão a partir da consciência dos fatores que interferem na tomada dessa decisão. Entre os fatores trabalhados, podemos citar: fatores políticos, econômicos, sociais, educacionais, familiares e psicológicos.

Por que realizar Orientação Profissional?

A Orientação Profissional está inserida em um contexto social, político e econômico e implica em uma série de circunstâncias que determinam a sua realização. Por esse motivo, esse trabalho pode ser considerado uma ação preventiva e de promoção do bem-estar.

Segundo dados de pesquisa do Ministério da Educação, comparando o número de alunos que ingressam anualmente em cursos superiores, observa-se que 40 a 50% dos universitários não chegam a concluir seus cursos. Outra pesquisa que analisou relatórios de exames vestibulares de universidades públicas constou que 25 a 30% dos alunos aprovados anualmente nos vestibulares declararam já ter iniciado antes um curso superior. Percebe-se que a escolha por um curso universitário, quando realizada sem autoconhecimento e com poucas informações sobre o curso e a profissão, gera desgaste emocional por parte dos envolvidos (do próprio adolescente e sua família), além de perdas financeiras.  O número de profissionais frustrados, que não tiveram a consciência, a oportunidade ou a coragem suficiente para trocar de curso é preocupante, entre outras coisas, porque a insatisfação profissional  interfere no processo social e econômico.

Sabe-se que o mercado de trabalho sofre constantes transformações. As profissões  já não têm o mesmo perfil que dez ou vinte anos atrás. Somado à isso, há as crises econômicas e políticas que acontecem no mundo. É fundamental que o profissional esteja preparado tecnicamente e emocionalmente para lidar com segurança e sucesso  os obstáculos que irão acontecer.

É através do trabalho que o homem se apropria do real, do concreto; transformando a si mesmo, ou seja, construindo-se ao mesmo tempo em que transforma o mundo real.

A escolha adequada da profissão a ser seguida, garante ao profissional: saúde mental, satisfação pessoal e profissional, gerando bem estar para a sociedade.

1 Comment

  1. boa dica>Possibilita compreeensão do papel do orientador profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.