A importância dos pais no processo psicoterápico infantil - Ciclo CEAP
Você gostaria de ter mais clientes no seu consultório psicológico?
4 de setembro de 2020
Conversando com as crianças sobre a morte
21 de setembro de 2020
Exibir tudo

A importância dos pais no processo psicoterápico infantil

Pais e psicólogo – Uma parceria essencial para o sucesso do tratamento

O papel dos pais na psicoterapia infantil é de extrema importância. Inicialmente porque é um deles, ou ambos, que identifica a necessidade de atendimento e leva o filho ou filha até o psicólogo. A partir do primeiro contato, se estabelece uma parceria entre a família e o terapeuta que será imprescindível para o sucesso do tratamento.

Estabelecendo uma relação de confiança

Os pais, ao escolherem um profissional para tratar de seu filho, assumem também responsabilidades, como a manutenção da frequência, a efetivação do pagamento, e o cumprimento das demais combinações realizadas conjuntamente. Para tanto, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança. Tendo isso em vista, geralmente, no início do tratamento, é realizada uma ou mais entrevistas com ambos ou com um dos pais. Nessas entrevistas, o profissional irá escutar a demanda familiar, realizar uma avaliação prévia do caso, esclarecer as dúvidas da família, explicar como realiza o seu trabalho e estabelecer combinações. Nesse momento, é importante que os pais relatem tudo o que julgarem pertinente para que o psicólogo possa ter um entendimento o mais abrangente possível da problemática envolvendo a criança e sua família. O psicólogo deve se colocar de forma que os pais sintam-se à vontade para fazer todos os questionamentos que julgarem necessários, esclarecendo todas as suas dúvidas quanto aos procedimentos a serem utilizados, ao referencial teórico adotado pelo profissional, aos honorários, à frequência, aos horários, às férias, aos intervalos, etc.

Um caminho que vai sendo construído em conjunto com o feedback dos pais

Alguns profissionais, ao atenderem crianças, costumam realizar um processo avaliativo antes de iniciar a psicoterapia propriamente dita. Essa avaliação varia no tempo e nos instrumentos utilizados conforme a orientação teórica e prática de cada profissional. Os psicólogos que adotam a avaliação inicial, realizam uma devolução para os pais ao final da mesma. Nessa devolução, são discutidos com a família os resultados obtidos, a possibilidade ou não de um diagnóstico inicial, os instrumentos utilizados e a indicação terapêutica. Toda e qualquer dúvida ou discordância deve ser discutida com o profissional, que tem a obrigação ética de acolher e esclarecer os questionamentos da família.

Durante o processo psicoterapêutico infantil, a participação dos pais é constante, pois é essencial que acompanhem e participem do tratamento. Essa participação pode ocorrer de diversas formas, com entrevistas semanais, quinzenais ou mensais; com entrevistas com pai e mãe juntos; com entrevistas só com o pai ou só com a mãe, ou mesmo com outro familiar cujo vínculo seja significativo para o paciente; com atendimento conjunto da criança com ambos os pais, ou com um dos pais. Nada disso é pré-definido e existem muitas possibilidades que vão sendo construídas conjuntamente pelo terapeuta, pelo paciente e pelos pais. O contato contínuo com os pais propicia que estes se apropriem do processo terapêutico dos filhos, podendo acompanhar o progresso e a evolução, dando ao psicólogo feedbacks que subsidiarão a sua intervenção.

É importante criar um espaço de escuta dos pais com foco nas questões da criança

Cria-se também um espaço de escuta para os pais, onde as questões individuais e familiares podem ser trabalhadas, colaborando para a melhora dos filhos. Não se trata de psicoterapia para os pais, mas do acompanhamento familiar visando o progresso terapêutico da criança. Havendo a necessidade de atendimento psicológico dos pais, o psicólogo os encaminhará para outro profissional.

Outros profissionais podem ser necessários

Além disso, a psicoterapia infantil também exige que o psicólogo muitas vezes realize intervenções junto a outros profissionais que atendem a criança, como médicos e professores. Essas intervenções são sempre realizadas com a ciência e anuência dos pais e muitas vezes, é solicitado que a família realize a mediação dos contatos entre o psicólogo e os demais profissionais.

No momento da alta, também é indicada a realização de uma ou mais entrevistas de encerramento com os pais para avaliação do processo e discussão das indicações futuras.

É papel do psicólogo auxiliar a família nesta busca de soluções

É importante que os pais tenham a segurança de que a qualquer momento podem interpelar o profissional, seja para esclarecimentos, pontuações ou recombinações. O psicólogo e a família são aliados no processo psicoterapêutico infantil. O receio de muitos pais de que o psicólogo possa julgar ou criticar suas crenças, posturas ou formas de educar os filhos deve ser superado. O trabalho do psicólogo não é de julgamento e sim de auxílio à família para entender o que se passa com o filho, buscando soluções para os problemas apresentados, de forma que a criança retome o seu desenvolvimento saudável e a família siga a sua vida de forma mais tranquila e satisfeita.

Texto: Susana Joaquim Rodrigues – Psicóloga clínica em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.