A PSICOLOGIA EM TEMPOS DE CORONAVIRUS - Ciclo CEAP
Big Brother Brasil mostra participante praticando hipnose e causa polêmica.
Big Brother Brasil mostra participante praticando hipnose e causa polêmica.
9 de março de 2020
Sei que nada será como antes, amanhã
30 de março de 2020
Exibir tudo

A PSICOLOGIA EM TEMPOS DE CORONAVIRUS

Olá psicólogas e psicólogos de todo Brasil,

Estamos vivendo um momento extremamente desafiador e inédito em todo mundo, que provavelmente transformará nossos paradigmas, nossa forma de relacionar, nossa visão da vida e os nossos valores.

Por enquanto estamos nos adaptando forçosamente a uma situação que se impôs há muito pouco tempo, e porque não tem prazo para acabar, necessita de muita atenção e serenidade.

Somos psicólogos, mas somos humanos, como falo sempre! Temos inseguranças, medos e somos vulneráveis como qualquer pessoa.

Mas podemos nos comportar como qualquer pessoa?

Penso que não!

Em uma situação como esta, o equilíbrio emocional das pessoas costuma ficar muito abalado, mesmo as pessoas normalmente equilibradas.

Então, imagine as pessoas que em situações normais já vivem lutando para manter o equilíbrio e a estabilidade emocional. Como estarão se sentindo agora?

São pessoas que conhecemos bem, pois frequentam nossos consultórios para buscar alívio para suas ansiedades, fobias, depressão e sintomas diversos…

Imagine quantas pessoas vão precisar de apoio psicológico neste isolamento obrigatório!

Quantos sintomas de ansiedade, depressão, desesperança, medo! Quanto problema de relacionamento irá surgir neste isolamento em casa!

Definitivamente, minha opinião é que não podemos deixar de nos posicionar como profissionais da saúde mental que somos! Temos que manter nosso próprio equilíbrio para cuidar daqueles que precisam de nós! Isto sem ignorar nossa humanidade, nossos medos, nossas próprias inseguranças, mas cuidando de não espalhar e fomentar o pânico. Temos que estar atentos às nossas posturas, ao que compartilhamos nas redes sociais, enfim, estar conscientes de qual estado mental coletivo ajudamos a promover, pois somos referências e formadores de opinião!

Penso que podemos ajudar muito com os recursos tecnológicos que temos hoje de comunicação a distância. Temos o dever de orientar sobre maneiras de minimizar a ansiedade, diminuir a depressão situacional, e apoiar a convivência saudável entre as pessoas que estão isoladas juntas. Além disto, o CFP autorizou o atendimento online para os psicólogos sem a aprovação do selo de autorização, durante os meses de março e abril/2020 em virtude da emergência da situação. Leia as regras d00000o informativo no link https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobre-atendimento-on-line/ e vamos fazer a nossa parte!

Nosso trabalho é muito importante neste momento!

Nós aqui no Ciclo CEAP estamos trabalhando incansavelmente para nos adequar a esta situação, e para que possamos dar todo apoio necessário aos psicólogos!

Para isto, adiamos todos os cursos presenciais que teriam início a partir de 23/10/2020 até um mês adiante.

Antecipamos o início de vários cursos virtuais para que possam ser feitos imediatamente neste período de isolamento, e estamos oferecendo um cupom de desconto especial de 100,00 em todos os cursos virtuais até 31 de março.

Fique atento às nossas redes sociais sobre as novidades que estamos preparando para apoiar os psicólogos de todo Brasil.

Que você fique bem e em paz! Que mantenha a saúde física e emocional!

Um abraço!

Luciana Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.