Avaliação Neuropsicológica - Ciclo CEAP
G:\Drives compartilhados\producao\ARTIGOS DO BLOG\O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez
O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez?
7 de junho de 2021
9 diferenças entre Alzheimer e demência frontotemporal
11 de junho de 2021
Exibir tudo

Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

Uma das áreas de maior remuneração dentro da psicologia e com inúmeras possibilidades de atuação.

Por meio da Avaliação Neuropsicológica, é possível investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, tais como a atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, visuoconstrução, funções executivas, processamento de informação e cognição social, por exemplo.

O neuropsicólogo utiliza-se, dentre outras técnicas, de instrumentos padronizados como testes e escalas para avaliar os diferentes domínios cognitivos de acordo com a queixa que o paciente e/ou informante apresenta.

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo identificar e mensurar os déficits cognitivos, assim como identificar as habilidades preservadas, a fim de oferecer recursos para planejar intervenções que tem por objetivo a melhoria do funcionamento e qualidade de vida do indivíduo, uma vez que funções cognitivas déficits cognitivos se associam prejuízo nas atividades diárias, como trabalho, estudo e relacionamentos.

Por meio do Laudo Neuropsicológico, é oferecido recursos para estabelecer um programa de reabilitação das funções deficitárias, utilizando-se de treino cognitivo e estabelecimento de estratégias compensatórias para que o paciente possa se readaptar ao cotidiano no ambiente acadêmico, profissional e familiar. A Avaliação Neuropsicológica também contribui fortemente para a indicação ou acompanhamento de psicoterapia, no qual os dados levantados podem ser utilizados pelo psicoterapeuta para subsidiar a intervenção clínica.

O Ciclo CEAP capacita a mais de 30 anos psicólogos de todo o Brasil para uma das áreas de maior remuneração dentro da psicologia e com inúmeras possibilidades de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.