Os pacientes com dificuldade de aprendizado podem demonstrar sinais dessa complicação a partir dos cinco anos de idade. Tal condição pode ser identificada na fala e na escrita, na leitura ou em problemas de coordenação motora e costuma representar uma grande preocupação para pais e professores.
Nesse contexto, o psicólogo é uma peça essencial para auxiliar a criança a encontrar os melhores meios de aprendizagem para o seu desenvolvimento pessoal. O profissional não só acompanha a evolução do paciente nas consultas, mas representa um elo forte entre a psicologia e o dia a dia da criança nos diferentes ambientes em que está inserida.
A seguir, conheça alguns pontos específicos que você deve considerar ao lidar com pacientes que vivem esse tipo de situação.
Deficiências no funcionamento cerebral são apenas uma parte do problema para pacientes com complicações para aprender. Afinal, o desenvolvimento de cada criança sofre influências dos ambientes familiar, escolar e social.
Entre os principais motivos que propiciam a dificuldade de aprendizado, além das próprias falhas do desenvolvimento do cérebro, estão as questões ambientais, de hereditariedade e de desequilíbrios neuroquímicos, como a hiperatividade e a dificuldade de manter a atenção.
Cada criança é única e aprende de jeitos diferentes. Porém, muitas vezes, os professores podem não notar as características de cada aluno em sala de aula. Por isso, mais um vez, o psicólogo é alguém que pode apontar as facilidades e dificuldades presentes em cada caso.
Alguns alunos aprendem melhor através de recursos visuais e outros, por meio de escrita. Há ainda aqueles que não necessariamente apresentam alguma dificuldade, mas têm um certo desinteresse no que está sendo ensinado.
Nesse processo, a avaliação e o entendimento do psicólogo podem integrar a escola e a família para que busquem os melhores métodos de aprendizado para a criança.
Segundo a compreensão do psicólogo norte-americano Roger Reger, o papel do profissional da psicologia não é o de ser um educador. Você, através dos seus conhecimentos psicológicos e de sua ação profissional, deve ter como objetivo principal auxiliar as crianças a aumentar a eficiência e a qualidade dos processos educacionais.
O psicólogo também assume um papel fundamental ao acompanhar o desenvolvimento da criança com a família e com a escola. Atuar em conjunto com os pais e com a instituição de ensino é essencial em vários aspectos. O maior propósito desse acompanhamento é eliminar as dificuldades na transmissão de conteúdo e comunicação entre os envolvidos.
Essa questão vai ao encontro do pensamento do psicólogo e pesquisador português Renato Gil Gomes Carvalho. Para ele, o profissional de psicologia é muito importante para a inclusão social e a formação da cidadania das crianças com dificuldade de aprendizado.
Você pode fazer as seções com as crianças utilizando instrumentos lúdicos, como jogos que estimulem a memória e o uso de palavras e de rimas, por exemplo. Através da brincadeira, cria-se uma oportunidade para conhecer melhor os pacientes.
Os jogos, na visão de Jean Piaget, um dos maiores pensadores da educação do século XX, servem não somente para entretenimento, mas contribuem muito para o desenvolvimento intelectual das pessoas.
Depois do primeiro contato, é importante também que você deixe claro para a criança o porquê da necessidade da terapia. Ela precisa saber o motivo pelo qual frequentará um consultório e a forma como acontecerão os seus encontros com ela.
Com pontos tão importantes a serem lembrados, lidar com crianças que têm dificuldade de aprendizado pode parecer um grande desafio para o profissional. No entanto, saber trabalhar com as particularidades de cada paciente para ajudá-los a encontrar a maneira que mais gostam de aprender é, certamente, gratificante.
Além de auxiliar a inserir as crianças na vida social, o trabalho do psicólogo contribui para o futuro escolar e profissional dos pacientes. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, conheça o curso Psicologia e Desenvolvimento Infantil – Orientações para Pais e Educadores, do Ciclo CEAP.