Você sabe a origem da palavra COMPLEXO?
Vem do latim complexus que significa o que é tecido junto.
Imagine toda a humanidade interligada por um fio condutor.
Conseguiu imaginar?
Então, isso é um retrato da complexidade.
Agora um exemplo maior é o que estamos vivendo neste momento atual em nosso planeta. Algo em que nos conecta independente de fronteira, cor, religião, cultura…
Estamos vivenciando a real prova da nossa ligação, ou seja, da nossa complexidade.
E você? Como tem passado por este momento?
Alguns podem até tentar viver como se nada estivesse acontecendo, e este comportamento pode até ser considerado egoísta ou mesmo uma forma de sobrevivência.
A morte ou mesmo a noção real da finitude nos ensina muito a viver, mas o que tenho observado é que só nos ensinam quando realmente “batem a nossa porta”.
Triste né?
Acho que ainda não nos sentimos unificados e complexos o suficiente.
Ou …
Outra hipótese …
Pode ser que já temos tantos problemas para nos preocupar que quando não nos atinge diretamente não damos o mesmo valor.
De todo jeito há quem se preocupe muito e que está sofrendo.
Se você está neste barco, ou cuida de quem está, Haja Terapia!
Bom, foi só uma reflexão do momento atual, mas que no fundo o que toca meu coração é a ideia de que como psicóloga sei que toda dor e todo sofrimento pode nos fazer seres humanos diferentes do que éramos. Cabe a cada um escolher como aprender ou enxergar cada etapa da vida.
Espero que você aí, que teve toda sensibilidade de nos acompanhar até aqui, esteja tentando ver a nossa complexidade atual através de um ângulo macro de muita aprendizagem.
Tenha um excelente dia!
Com carinho,