Compulsão alimentar precisa de tratamento - Ciclo CEAP
Rir é o melhor remédio!
15 de setembro de 2011
Guerra de nervos no trabalho
26 de setembro de 2011
Exibir tudo

Compulsão alimentar precisa de tratamento

Compulsão Alimentar

Você sabe o que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é o ato de ingerir uma quantidade de alimentos significativa maior que a maioria das pessoas consumiria em um curto período de tempo. Geralmente as pessoas estão sozinhas e sentem-se deprimidas e culpadas depois do ato da compulsão alimentar, mas o indivíduo não provoca vômitos ou algum outro método purgativo.

Pessoas que beliscam pequenas quantidades de alimentos o dia todo, não se encaixam nesta categoria. A pessoa com compulsão alimentar alimenta-se em um período delimitado, chamado episódio de compulsão alimentar.

Muitas pessoas acham que tem compulsão alimentar por consumir doces em excesso, guloseimas, por desejarem consumir pão à noite, etc. Isto não é caracterizado como compulsão alimentar, ou transtorno compulsivo alimentar periódico.

Sentir vontade de comer 1 pedaço de torta de chocolate e até repetir este pedaço é um momento que todos tem o direito de fazer, de vez em quando, sem culpas, mas no comer compulsivo a pessoa não consome apenas isso, mas vários outros alimentos e em quantidades enormes, não mastiga direito, não sente o gosto do que está comendo, não consegue parar de comer, mesmo já estando saciada e em período pequeno de tempo.

Dentre os transtornos alimentares já existentes, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, há uma nova categoria a ser definida, denominada TCAP (Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica).

Para o diagnóstico do TCAP são levados em conta os seguintes critérios:

1) Episódios recorrentes de compulsão alimentar.

2) Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios:

– comer muito e mais rapidamente do que o normal;

– comer até sentir-se incomodamente repleto;

– comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto;

– comer sozinho por embaraço devido à quantidade de alimentos que consome;

– sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.

3 ) A compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias por semana, durante seis meses.

CIRURGIA BARIÁTRICA E O MANEJO PSICOLÓGICO

4) Acentuada angústia relativa à compulsão alimentar.

5) Compulsão alimentar não está associada ao uso regular de comportamentos compensatórios inadequados (por exemplo, purgação, jejuns e exercícios excessivos), nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.

O tratamento deve acontecer com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos e nutricionistas.Primeiramente, é importante fazer um trabalho de reeducação alimentar com o indivíduo, conscientizando da importância de comer adequadamente, tendo uma alimentação fracionada, além de tratamento com psicólogo e psiquiatra.

O psicólogo estará detectando os fatores psicológicos que podem estar favorecendo os episódios de compulsão alimentar. E se necessário o médico indicará a medicação correta.

Fonte: Roberta dos Santos Silva, nutricionista

 

zp8497586rq

Os comentários estão encerrados.