Contar histórias para as crianças a fim de ajudar a enfrentar a perda de uma pessoa querida pode ser muito benéfico e um verdadeiro remédio para aliviar a tristeza na hora de contar para os pequenos sobre a morte de um familiar ou um amigo.
Os contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida têm sido um dos recursos mais utilizados e recomendados para poder explicar às crianças o significado da morte e o porquê da ausência definitiva daquela pessoa.
Partimos da ideia de que é preciso expor sem subterfúgios um processo como a morte. Pois é um processo que faz parte da vida e que as crianças devem compreender, assim como o conceito de ausência, sem que isso cause angústias ou mais confusões.
Por isso que, há séculos, a literatura tem sido usada como um conforto tanto para adultos quanto para crianças. A literatura infantil sempre esteve vinculada à educação na infância sobre os valores morais e comportamentais do ser humano.
É por isso que desde sempre em clássicos da literatura, como Branca de Neve, são ilustradas situações como a morte, a perda, o abandono e, sobretudo, o amor.
Embora para muitas pessoas as histórias da literatura infantil possam parecer cruéis, elas são úteis para exemplificar aspectos naturais da vida como, por exemplo, a morte, um assunto sobre o qual devemos conversar antecipadamente, e não apenas após a perda física de uma pessoa querida nas nossas vidas.
É por isso que dentro dos contos para crianças há uma categoria que aborda esse tema, narrando com muito cuidado e de forma explicativa cada aspecto do processo, incluindo quais tipos de sensação desperta a perda de uma pessoa querida e como é natural ter sentimentos de tristeza ou saudades nesses momentos.
A seguir há quatro contos infantis e suas respectivas sinopses para que você possa usá-los como introdução na hora de conversar sobre esse assunto tão delicado.
É importante se lembrar de que os temas da morte e das doenças devem ser conversados em casa desde cedo. Os contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida podem servir de instrumento, pois com certeza poderá surgir algumas perguntas a partir da leitura dessas histórias.
Fonte: soumamae.com.br/