Ser um profissional de psicologia não é uma tarefa fácil. Pela singularidade de cada ser humano, cada caso atendido é um desafio diferente, que nos coloca com a sensação de que precisamos estudar cada vez mais, para sermos bem sucedidos na tarefa de colaborar para que as pessoas que nos procuram encontrem o crescimento e a harmonia interna que vieram buscar.
A ferramenta fundamental para o sucesso do psicólogo é a qualificação profissional. Através dela ele fica atualizado e amplia seu repertório de recursos e técnicas para trabalhar com seus pacientes. Existem muitos recursos para potencializar os tratamentos psicológicos, fazendo com que o paciente avance no seu objetivo de forma mais efetiva. Um bom diagnóstico psicológico também necessita de um conhecimento sólido por parte do psicólogo, e a reciclagem do saber é sempre bem vinda quando se trata de fazer um trabalho assertivo e compromissado com o bem a segurança e o bem estar do paciente.
Quanto maior o conhecimento, maior será a segurança do psicólogo no tratamento de seus clientes, e maiores serão suas chances de ser bem-sucedido e reconhecido profissionalmente.
Para construir uma carreira de sucesso, o psicólogo deve investir sempre em qualificação, o que fará o seu diferencial no mercado de trabalho.
Muitas pessoas só buscam se qualificar quando estão procurando um novo emprego, ou quando sentem que o consultório não vai bem. Mas isso não é o ideal. O bom profissional não pode parar de procurar o próprio crescimento nunca, pois o principal instrumento de trabalho do psicólogo é o conhecimento.
Existem vários cursos, e você pode fazer aquele que mais se adéque ao seu momento profissional.
Além da qualificação em si, participar de cursos faz com que possamos aumentar nossos contatos com colegas de profissão, trocar experiências e ampliar nossa visibilidade.
Dentro da psicologia, existem várias áreas e várias abordagens, como sabemos. Seria muito bom que as pessoas soubessem o valor do auto conhecimento para a harmonia interna, para prevenção de conflitos e para a saúde em geral. Porém, esta é uma demanda de consultório cada dia mais rara. Infelizmente poucas pessoas buscam uma psicoterapia sendo este o objetivo principal, seja porque não são informadas sobre seus benefícios, ou porque a falta de tempo e disponibilidade financeira dificulte esta demanda, que é importante, mas muitas vezes não é urgente. A maioria busca ajuda profissional quando as questões funcionais da vida estão bastante comprometidas, em um momento de grande tensão emocional ou quando algo bem objetivo está sendo o foco desta necessidade, como a busca de um diagnóstico psicológico ou neuropsicológico, um transtorno de ansiedade, uma depressão e outros sintomas bem evidentes.
Você está preparado para atender estas demandas? Tem recursos suficientes para ajudar seus pacientes?
A escolha de cursos bem objetivos pode ser uma boa opção para que você psicólogo possa fazer, com bastante competência, o trabalho para o qual já está autorizado a desempenhar.
Se você não pretende seguir a carreira acadêmica, que exige uma titulação específica, invista em cursos práticos e objetivos em instituições sólidas e reconhecidas.
As áreas que têm tido mais demanda atualmente são: Neuropsicologia, Diagnóstico Psicológico Infantil, e aquelas áreas que apontam para temas específicos relacionados a perdas, sintomas ou dificuldades como: Tanatologia, Transtornos Alimentares, Estresse, dentre outras.
O profissional que está mais bem qualificado se destaca! Saber tirar o conteúdo aprendido no curso e colocá-lo em prática, gerir melhor seu consultório, ser um profissional seguro diante de todos os problemas e dificuldades que surgirem, aumentar sua receita, aumentar seu número de clientes e que eles estejam satisfeitos com o seu trabalho, tudo isso só se torna possível quando você se capacita para isso.
Não adianta querer ter sucesso sem uma base forte e direcionada. A qualificação profissional é necessária para garantir todos esses aspectos que farão a diferença.
Deixe seu comentário e sua opinião!