Dependência Química - Ciclo CEAP
O impacto do câncer de mama vai muito além das alterações provocadas no corpo.
O impacto do câncer de mama vai muito além das alterações provocadas no corpo.
10 de dezembro de 2022
Teste de Zulliger para selecionar pessoal
12 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Dependência Química

Dependência Quimia

A Organização Mundial de Saúde define a dependência química como o “estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico com a finalidade de experimentar seus efeitos psíquicos e, algumas vezes, de evitar o desconforto da privação.

Seguindo essa definição, o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV-TR) define a dependência como um padrão mal adaptativo do uso de substâncias, levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, caracterizado pela presença de três ou mais dos critérios a seguir, pelo período de um ano:

• tolerância (necessidade de quantidades maiores para obtenção do mesmo efeito ou menor
intensidade do efeito com a dose habitual);
• abstinência (síndrome com sinais e sintomas típicos de cada substância, que são aliviados pelo
consumo);
• consumo por período de tempo mais prolongado e em quantidades maiores que o planejado;
• desejo persistente de uso e incapacidade para controlá-lo;
• muito tempo gasto em atividades para obtenção da substância;
• redução do círculo social em função do uso da substância;
• persistência do uso da substância, apesar de prejuízos clínicos.”

Como é realizada a Avaliação Clínica?

Diante de um paciente que faz uso de substâncias, é importante a caracterização detalhada do consumo, questionando, para todas as drogas consumidas:

• as motivações do uso;
• a quantidade utilizada;
• o padrão de uso;
• os aspectos circunstanciais do uso;
• os efeitos obtidos;
• o sentimento pós-uso.

Entre os diversos padrões de consumo possíveis, temos:

• uso experimental: o uso se dá uma ou poucas vezes ao longo da vida, sem que se estabeleça uma frequência de consumo;
• uso recreacional ou ocasional: há um consumo frequente da substância, porém sem que se possa estabelecer qualquer tipo de prejuízo decorrente;
• uso nocivo ou abusivo: o paciente apresenta algum prejuízo concreto de sua saúde física ou
mental ou se expõe a riscos, em decorrência de seu uso;
• dependência: os critérios propostos pelo DSM-IV-TR, citados na introdução, devem ser
preenchidos.

Além disso, deve ser feita uma pesquisa ativa acerca da presença de comorbidades psiquiátricas, já que estão presentes em até 80% dos alcoolistas e em até 70% dos dependentes de substâncias ilícitas. Depressão e transtornos ansiosos são as comorbidades de eixo I mais comumente encontradas. Não existe consenso na literatura quanto ao potencial que as substâncias apresentam para desencadear quadros psiquiátricos mais graves, como transtornos do espectro bipolar e psicóticos, que também são encontrados em associação ao abuso de substância.

Dependência Química - da Prevenção ao Tratamento

Comorbidades com eixo II também são frequentes, especialmente com os transtornos que incluem a impulsividade como traço-chave, como os transtornos de personalidade do cluster B. A importância dessa avaliação psiquiátrica detalhada reside no fato de a presença de comorbidades influenciar diretamente o curso clínico, o prognóstico e o planejamento terapêutico do quadro. O exame do estado mental deve sempre ser feito com o paciente fora do estado de intoxicação. Deve ser realizada, ainda, criteriosa avaliação clínica, com exame físico cuidadoso e avaliação com exames complementares completa, com ênfase na avaliação da função renal e hepática, assim como na presença de infecções, tais como hepatites B ou C, além do HIV.

O ECG também é fundamental, uma vez que diversas substâncias, como os estimulantes, podem interferir com a perfusão e a eletrofisiologia cardíacas. Essa avaliação torna-se ainda mais imperiosa quando se considera que muitos pacientes usuários de substâncias vivem em situação marginal e sem acesso aos serviços de saúde, sendo o psiquiatra, muitas vezes, seu único contato com um profissional da área da saúde.

Porque algumas pessoas que usam drogas se tornam dependentes e outras não?

A dependência não se dá por um único fator, mas sim, múltiplos fatores interferem no seu estabelecimento, como: questões neurobiológicas e neurofisiológicas, a genética, características de personalidade, o ambiente onde a pessoa vive, fase da vida, tipo de droga… É a combinação de vários fatores que vai levar um indivíduo a ter mais chances de desenvolver problemas em relação a uma determinada substância em um dado momento de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.