Nos últimos meses um novo cenário surgiu e obrigou muitos psicólogos realizarem seus atendimentos a distância. A terapia on-line não é nenhuma novidade e em função do surto do coronavírus e da indicação de isolamento social, essa modalidade de atendimento tem se mostrado uma ferramenta importantíssima.
Neste artigo vamos dar dicas para você manter a qualidade do seu atendimento à distância e falaremos sobre o posicionamento do Conselho Federal de Psicologia para o atendimento neste período.
O atendimento psicológico on-line possui sua regulamentação através da Resolução CFP Nº 11/2018 (comentada), que dispõe sobre a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e revoga a Resolução CFP N.º 11/2012.
Para exercer esse tipo de atendimento é necessário realizar um cadastro na plataforma e-Psi e aguardar a análise e aprovação para começar o trabalho remoto. Mas, diante do atual cenário de pandemia, no dia 26 de março de 2020 o Conselho liberou temporariamente os profissionais da área para realizarem os atendimentos antes mesmo da aprovação do cadastro.
Trecho da Resolução CFP nº 04/2020: Ficam suspensos os Art. 3º, Art. 4º, Art. 6º, Art. 7º e Art. 8º da Resolução CFP nº 11, de 11 de maio de 2018, durante o período de pandemia do COVID-19 e até que sobrevenha Resolução do CFP sobre serviços psicológicos prestados por meios de tecnologia da informação e da comunicação.
Já imaginou essa cena acontecendo durante uma sessão? Por tanto segue algumas orientações que vão ajudar você a preparar o ambiente.
Existem inúmeras ferramentas gratuitas no mercado para você usar em seu atendimento on-line. Muitos utilizam Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter o contato. O ideal é você perguntar par seu cliente qual das ferramentas é mais conhecida por ele.
Fizemos uma enquete nas nossas mídias sociais, e separamos aqui as 2 ferramentas mais usadas pelos psicólogos para realizar o atendimento psicológico a distância.
Essa ferramenta é gratuita e está sendo muito utilizada! O único complicador é que ela exige que o usuário faça o download do programa para conseguir acessar a sala de conferência. Fora isso é muito simples e intuitiva. O plano básico do Zoom tem um limite de 40 minutos em reuniões com 3 ou mais participantes, caso o atendimento finalize antes da hora basta abrir novamente. Separamos abaixo um tutorial para ajudar você a utilizar:
1º passo: REGISTRE_SE GRATUITAMENTE
Você irá receber um e-mail de verificação. Basta clicar em ATIVAR CONTA.
2º passo: Atualize o seu perfil com FOTO. Nessa opção você também consegue linkar as suas mídias sociais.
3º passo: Criando uma reunião: Acesse no menu lateral a opção Reuniões e em seguida Agendar uma Nova Reunião.
Na tela abaixo é bastante editável, onde está sinalizado com setas são itens importantes para edição conforme a sua necessidade.
Após clicar em salvar, você poderá encaminhar o convite para seu cliente e agendar automaticamente no Google Calendário.
Atenção: Para manter a segurança do seu atendimento, é importante que você crie uma reunião com SENHA.
4º passo: Acessando a reunião:
Ao clicar em Iniciar Reunião ou acessar o link gerado após a criação da reunião. A seguinte tela abrirá:
Clique em Abrir Zoom e caso você ainda não tenha o programa instalado, ele fará o download automático, feito isso, faça seu login. Assim que você abrir o programa, ele testará automaticamente o seu vídeo e áudio, basta seguir as orientações do aplicativo. E pronto!
Clique em start para começar! Sua sessão só irá iniciar quando você apertar o star, enquanto isso não acontece seu cliente ao acessar o link verá uma mensagem dizendo o seguinte: Aguardando o anfitrião começar.
O skype é uma ferramenta muito conhecida e gratuita. Mas assim como a zoom requer sua instalação. Veja o passo a passo para convidar seu cliente para uma reunião:
1º passo: REGISTRE_SE GRATUITAMENTE E FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA
2º passo: Personalize seu perfil de forma profissional.
3º passo: Criando uma reunião: É muito simples, basta clicar no botão Reunião e uma sala será criada.
4º passo: Compartilhe o link com seu cliente. Caso ele ainda não tenha o skype ao clicar no link o download será iniciado e ele deverá instalar o programa.
É isso pessoal, aqui foram apresentadas as três ferramentas mais usadas no atendimento on-line e como o Conselho Federal de Psicologia se posicionou diante da grave situação em que vivemos. Esperamos que este artigo tenha contribuído para o seu dia-a-dia. E lembre-se #fiqueemcasa!
Ainda possui dúvidas? Deixe aqui nos comentários, que responderemos para você!
3 Comments
Boa noite!
Muito obrigada por passar importantes orientações pra nós Psicólogo!.
É sempre bom estarmos preparados para uma necessidade, que é bem o caso nestes tempos
que estamos, com tantas incertezas, ansiedades e medos constantes.
Muito obrigada!!
Vera Barbosa
Olá, boa noite! Esses aplicativos garantem o sigilo e a privacidade dos dados?São de fato seguro para o uso?
Olá, todos os aplicativos citados são extremamente seguros, inclusive o whatsapp possui criptografia.