A realização da anamnese é central a Avaliação Neuropsicológica. É o momento inicial de contato com o paciente e informantes, onde a queixa principal é ressaltada, e informações clínicas e o histórico do paciente é investigado.
A queixa principal é sempre o ponto de partida para uma anamnese. Saber o que trouxe o paciente para avaliação neuropsicológica, qual o motivo da solicitação e quais os principais sintomas, são essenciais para as primeiras formulações acerca do paciente.
Perguntas mais específicas dependerão da faixa etária do paciente, mas de uma forma geral abrangem sempre o estado de saúde básico, nível cognitivo prémórbido, medicações em uso e histórico familiar.
A realização de uma detalhada e abrangente anamnese permite ao clínico a formulação de hipóteses diagnósticas, assim como a delimitação de quais domínios cognitivos e aspectos comportamentais devem ser melhor investigados na segunda etapa da Avaliação Neuropsicológica que envolve a seleção das técnicas e aplicação dos instrumentos.
A elaboração das hipóteses a serem testadas é essencial para nortear a seleção das técnicas que sejam adequadas.
Da entrevista inicial até a elaboração de laudos, no curso virtual Avaliação Neuropsicológica do Adulto e Idoso você aprenderá todas as etapas que compõem o processo de avaliação neuropsicológica e aprenderá a aplicar os principais testes psicológicos e neuropsicólogicos.
Você terá mais conhecimento e segurança para atuar em uma das áreas mais bem remuneradas da psicologia!
Ciclo CEAP – Há 30 anos capacitando psicólogos em todo Brasil.
www.cicloceap.com.br
#avaliacaoneuropsicologica #neuropsicologia #avaliacaopsicologica #anamnese #psicologo #psicologia #neurociencias #testespsicologicos #testesneuropsicologicos #cicloceap