Entrevista Inicial e Anamnese - O ponto de partida de uma Avaliação Neuropsicológica - Ciclo CEAP
Ataques de pânico
Ataques de pânico: um mal que se alimenta do nosso estilo de vida
4 de junho de 2021
G:\Drives compartilhados\producao\ARTIGOS DO BLOG\O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez
O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez?
7 de junho de 2021
Exibir tudo

Entrevista Inicial e Anamnese – O ponto de partida de uma Avaliação Neuropsicológica

A realização da anamnese é central a Avaliação Neuropsicológica. É o momento inicial de contato com o paciente e informantes, onde a queixa principal é ressaltada, e informações clínicas e o histórico do paciente é investigado.

A queixa principal é sempre o ponto de partida para uma anamnese. Saber o que trouxe o paciente para avaliação neuropsicológica, qual o motivo da solicitação e quais os principais sintomas, são essenciais para as primeiras formulações acerca do paciente.

Perguntas mais específicas dependerão da faixa etária do paciente, mas de uma forma geral abrangem sempre o estado de saúde básico, nível cognitivo prémórbido, medicações em uso e histórico familiar.

A realização de uma detalhada e abrangente anamnese permite ao clínico a formulação de hipóteses diagnósticas, assim como a delimitação de quais domínios cognitivos e aspectos comportamentais devem ser melhor investigados na segunda etapa da Avaliação Neuropsicológica que envolve a seleção das técnicas e aplicação dos instrumentos.

A elaboração das hipóteses a serem testadas é essencial para nortear a seleção das técnicas que sejam adequadas.

Da entrevista inicial até a elaboração de laudos, no curso virtual Avaliação Neuropsicológica do Adulto e Idoso você aprenderá todas as etapas que compõem o processo de avaliação neuropsicológica e aprenderá a aplicar os principais testes psicológicos e neuropsicólogicos. 

Você terá mais conhecimento e segurança para atuar em uma das áreas mais bem remuneradas da psicologia!


Ciclo CEAP – Há 30 anos capacitando psicólogos em todo Brasil.
www.cicloceap.com.br

#avaliacaoneuropsicologica #neuropsicologia #avaliacaopsicologica #anamnese #psicologo #psicologia #neurociencias #testespsicologicos #testesneuropsicologicos #cicloceap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.