Estudos têm demonstrado maior risco de tentativas de suicídio para a população LGBTQIA+. - Ciclo CEAP
A regulação emocional no controle da ansiedade
30 de agosto de 2022
Em muitos casos, o suicídio não ocorrede forma súbita. ele é consequência de uma construção.
Em muitos casos, o suicídio não ocorre de forma súbita. Ele é consequência de uma construção.
30 de agosto de 2022
Exibir tudo

Estudos têm demonstrado maior risco de tentativas de suicídio para a população LGBTQIA+.

Estudos têm demonstrado maior risco de tentativas de suicídio para a população LGBTQIA+, em comparação com a população geral.

Estudos têm demonstrado maior risco de tentativas de suicídio para a população LGBTQIA+, em comparação com a população geral.

Estudos têm demonstrado maior risco de tentativas de suicídio para a população LGBTQIA+, em comparação com a população geral. Compreender as questões da sexualidade e diversidade sexual de uma forma atual, com menos preconceitos, para apoiar famílias a serem base e sustentação de quem dela faz parte é uma forma de cuidar da vida.

por Anna Cláudia Eutrópio – Psicóloga Clínica

Os jovens LGBTQIA+ também têm taxas significativamente mais elevadas de depressão do que os não-LGBT. Um estudo realizado nos Estados Unidos identificou que 8% dos homens e 13% das mulheres heterossexuais tinham ideação suicida, enquanto entre homens e mulheres da população LGBTQIA+ essa taxa foi de 36% e 42% respectivamente. Ademais, estima-se que 20% da população LGBTQIA+ adulta já tentou suicídio ao longo da vida.

As questões da sexualidade e diversidade sexual muitas vezes geram sofrimento e desentendimentos nas famílias.  O impacto do status de ser LGBTQIA+ sobre a saúde mental e comportamento suicida parece variar entre ambientes com diferentes níveis de suporte e aceitação, preconceito, discriminação e prejulgamento.

Sabemos que viver uma sexualidade que não seja aceita pela família (e que precisa ser escondida) gera muitos conflitos e muitas dificuldades. Algumas vezes, essa situação gera tanta pressão que observamos quadros de depressão. Algumas histórias se agravam e temos o alto risco para suicídio.

Compreender as questões da sexualidade e diversidade sexual de uma forma atual, com menos preconceitos, para apoiar famílias a serem base e sustentação de quem dela faz parte é uma forma de cuidar da vida.

É uma forma de prevenir que pessoas acabem com a própria vida de tanto desespero por não poderem ser quem são em suas famílias.

A conexão com a comunidade pode exercer importante proteção contra desfechos negativos ligados à saúde mental.

A prevenção do suicídio requer um olhar atento para a identificação precoce de pessoas em risco e a busca e utilização de novas abordagens viáveis e satisfatórias para o enfrentamento.

No curso virtual Sexualidade e Diversidade Sexual na Psicologia Clínica, ministrado pela psicóloga Anna Cláudia Eutrópio, tem como objetivo ampliar o conhecimento e a reflexão crítica do profissional que atua nos dias hoje com as temáticas da sexualidade e da diversidade sexual, apresentando reflexões sobre conceitos e pesquisas que podem facilitar uma atuação comprometida e ética. Espera-se que ao final do curso, o/a participante seja capaz de compreender os conceitos de minorias psicossociais, sexualidade, diversidade sexual, relações de gênero, assim como o papel da psicologia no apoio a pessoas que estejam vivendo o processo de coming out ( ou saída do armário) e também suas famílias.

 

Diversidade Sexual na prática da psicologia clínica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.