No córtex cerebral podem ser distinguidas diversas áreas, com limites e funções relativamente definidos. A diferença entre elas reside na espessura e composição das camadas celulares e na quantidade de fibras nervosas que chegam ou partem de cada uma.
Embora o sistema nervoso seja um todo único, determinadas áreas cerebrais estão mais diretamente ligadas a certas funções. Assim, podem ser distinguidas a área motora principal, a área sensitiva principal, centros encarregados da visão, audição, tato, olfato, gustação e assim por diante.
Áreas corticais e suas funções . Áreas de associação: são conectadas com várias áreas sensoriais e motoras por fibras de associação.
As áreas de associação são importantes na manutenção de atividades mais elevadas no homem, ainda que não seja possível localizar qualquer faculdade mental específica ou fração da experiência consciente. Afasias ou defeitos na fala resultantes de lesões corticais ilustram a significância das áreas de associação. Em indivíduos dextros elas são produzidas por lesões no hemisfério esquerdo (o hemisfério dominante).
Fonte: Revista Cérebro e Mente (http://www.cerebromente.org.br/n01/arquitet/cortex.htm)