Conheça as Funções Especializadas do Córtex Cerebral - Ciclo CEAP
Personalidades da Psicologia: Wilhelm Wundt
Personalidades da Psicologia: Wilhelm Wundt
29 de abril de 2020
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA CIRURGIA BARIÁTRICA
A Importância do Apoio Psicológico na Cirurgia Bariátrica
3 de maio de 2020
Exibir tudo

Conheça as Funções Especializadas do Córtex Cerebral

Funções Especializadas do Córtex Cerebral

No córtex cerebral podem ser distinguidas diversas áreas, com limites e funções relativamente definidos. A diferença entre elas reside na espessura e composição das camadas celulares e na quantidade de fibras nervosas que chegam ou partem de cada uma.

Embora o sistema nervoso seja um todo único, determinadas áreas cerebrais estão mais diretamente ligadas a certas funções. Assim, podem ser distinguidas a área motora principal, a área sensitiva principal, centros encarregados da visão, audição, tato, olfato, gustação e assim por diante.

Áreas corticais e suas funções . Áreas de associação: são conectadas com várias áreas sensoriais e motoras por fibras de associação.

As áreas de associação são importantes na manutenção de atividades mais elevadas no homem, ainda que não seja possível localizar qualquer faculdade mental específica ou fração da experiência consciente. Afasias ou defeitos na fala resultantes de lesões corticais ilustram a significância das áreas de associação. Em indivíduos dextros elas são produzidas por lesões no hemisfério esquerdo (o hemisfério dominante).

Fonte: Revista Cérebro e Mente (http://www.cerebromente.org.br/n01/arquitet/cortex.htm)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.