Processo de Desenvolvimento da Identidade Pessoal
Processo de Desenvolvimento da Identidade Pessoal
17 de janeiro de 2019
O mercado de trabalho e a atuação do psicólogo no departamento de RH
O mercado de trabalho e a atuação do psicólogo no departamento de RH
25 de janeiro de 2019
Exibir tudo

INDICAÇÃO DE LIVROS PARA ATENDIMENTO DE CASAIS

 

Para atender casais, nós psicólogos temos que deixar de lado nossos conceitos, crenças, e valores pessoais para nos encontrarmos com a “verdade” que o casal nos apresenta.

Atender casais é uma tarefa que exige preparação do terapeuta. Muitos preferem atender individualmente por não se sentirem preparados para este desafio.

Vamos sugerir alguns livros que podem ampliar o conhecimento deste universo do atendimento de casais.

 

O Casal em Crise – M.Andolfi, C.Angelo, C.Saccu – Summus Editorial

Uma coletânea que reúne os mais importantes pesquisadores e terapeutas da Europa e EUA em torno da complexa problemática do casal em transformação. Com abordagens que vão da Psicanálise à Teoria Sistêmica, tratando de questões como a sexualidade, os filhos, a desintegração e reconstituição do casal, esta obra é fundamental para todos os interessados nos novos caminhos das relações conjugais.

Casais em Perigo – Peggy Papp – Artmed

O novo milênio exige mudanças nas concepções e nas técnicas do terapeuta de casal. Ao explorar a interface entre a tecnologia moderna e o romance à moda antiga, este livro apresenta histórias de casais inseridas em um contexto social multicultural e multiétnico em que os princípios sobre o que constitui uma família estão em contínua transformação. As contribuições dos renomados autores reunidos por Peggy Papp abrangem os temas – Tempo Para o Relacionamento na Era da Informação; A Paternidade Tardia; A Tecnologia da Reprodução e a Crise da Esterilidade; O Divórcio; O Segundo Casamento e o Envelhecimento a Dois; A Convivência de Culturas Diferentes Dentro da Mesma Família, Mitos e Realidades das Funções do Homem e da Mulher de Hoje; O Trabalho Com Casais de Homossexuais Masculinos e Femininos, entre outros. Por oferecer novas formas de compreensão e propostas clínicas eficazes, este livro é uma fonte importante para terapeutas que trabalham com casais e para estudantes de terapia familiar, serviço social, psicologia clínica e psiquiatria.

 

Luciana Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *