Instrumentos da Avaliação Neuropsicológica - Ciclo CEAP
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
13 de setembro de 2022
Orientação Prossional
[E-book] Orientação Profissional
26 de setembro de 2022
Exibir tudo

Instrumentos da Avaliação Neuropsicológica

instrumentos-da-avaliacao-neuropsicologica

A Neuropsicologia estuda como a organização cerebral interfere nas relações e emoções humanas, tanto em quadros de desenvolvimento normal do cérebro quanto em casos de doença.

O neuropsicólogo correlaciona as alterações observadas no comportamento de um paciente com as possíveis áreas do cérebro envolvidas, fazendo uma investigação clínica baseada em testes e exercícios,

A Avaliação Neuropsicológica faz parte desse processo, por meio dela, o neuropsicólogo utiliza-se de instrumentos padronizados como testes e escalas para avaliar as cognições de acordo com a queixa que o paciente apresenta. Esse procedimento nos ajuda a investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, tais como a atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, visuoconstrução, funções executivas, processamento de informação e afeto, por exemplo.

A Avaliação Neuropsicológica também tem como objetivo coletar dados das perdas e explorar funções intactas, a fim de definir que tipo de intervenção é necessária, uma vez que funções cognitivas com baixo desempenho podem prejudicar as atividades diárias, como trabalho, estudo e relacionamentos.

Quando se aplica a Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica pode ser feita em adultos, crianças e idosos. No caso das crianças, ela costuma ser realizada em pacientes com alterações comportamentais e dificuldades de aprendizado, como déficit de atenção, problemas de coordenação, falta de memória e incapacidade para ler e fazer cálculos.

As queixas mais comuns em crianças e adolescentes envolvem problemas de comportamento, problemas de aprendizagem (leitura, escrita ou cálculo) e suspeita de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Em adultos e idosos, ela é feita em casos de traumas, depressão, esquizofrenia, transtorno de desenvolvimento, acidente vascular cerebral (AVC), déficit associado a álcool ou uso de drogas, entre outros. Não importa qual seja o caso, o médico procurará entender como as mudanças no comportamento do indivíduo se relacionam com seus traumas e como ajudá-lo a superar o problema a partir do funcionamento cerebral.

A importância da Avaliação Neuropsicológica na reabilitação

Por meio do Laudo Neuropsicológico, pode-se estabelecer um programa de reabilitação das funções prejudicadas, utilizando-se de treino cognitivo e estabelecimento de estratégias compensatórias para que o paciente possa se readaptar ao cotidiano no ambiente acadêmico, profissional e familiar. A Avaliação Neuropsicológica também contribui fortemente para a indicação ou acompanhamento de psicoterapia, no qual os dados levantados podem ser utilizados pelo psicoterapeuta para subsidiar a intervenção clínica.

Instrumentos da Avaliação Neuropsicológica

A avaliação é feita a partir de instrumentos (testes, escalas, baterias) que computam dados sobre as funções cognitivas, como a inteligência, atenção, percepção, memória, linguagem, aprendizagem, velocidade de processamento de informações, habilidades motoras, afeto etc.

A partir da Avaliação Neuropsicológica podemos estabelecer quais tipos de intervenção ou reabilitação o indivíduo – ou grupos de indivíduos – precisa.

No curso Técnicas e Testes de Avaliação Neuropsicológica você aprenderá todo o processo de Avaliação Neuropsicológica, desde o contato inicial com a entrevista e anamnese à elaboração do relatório final. Serão estudados os principais instrumentos que permitem a realização do exame neuropsicológico, bem como suas respectivas formas de aplicação, análise e interpretação dos resultados.

Terá acesso a técnicas de aplicação, correção, análise e interpretação dos instrumentos abaixo:

TESTES PSICOLÓGICOS e NEUROPSICOLÓGICOS
– Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-IV *
– Escala Wechsler Abreviada de Inteligência – WASI *
– CPM-Raven – Raven Infantil – Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
– Figura Complexa de Rey
– Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey – RAVLT
– Fluência Verbal Semântica e Fonológica
– Teste de Nomeação e de Reconhecimento Visual – TENOM
– FDT – Teste dos Cinco Dígitos
– Bateria Psicológica de Avaliação da Atenção – BPA
– TAVIS-4 – Teste de Atenção Visual
– Torre de Londres
– Stroop Test Victoria
– Teste de Trilhas
– MMSE-2 – Mini Exame do Estado Mental
– Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN
– Teste de Desempenho Escolar – TDE II
– Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental- EAVAP-EF

ESCALAS COMPORTAMENTAIS
– Escala MTA-SNAP-IV
– Escala de Auto-avaliação do Adulto- ASRS
– Inventário de Depressão de Beck – BDI II
– Escala Baptista de Depressão Infanto-Juvenil – EBADEP-IJ

Realize sua matrícula ainda hoje e esteja apto para aplicar com segurança os principais testes psicológicos e neuropsicológicos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é faixa-divulgacao-curso-tecnicas-teste.png

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.