“O destino conduz o que consente e arrasta o que resiste”. Citando o filósofo Lúcio Aneu Séneca, a psicóloga especialista em psico-oncologia, Adriane do Carmo Pedrosa, explica que o impacto do câncer de mama vai muito além das alterações provocadas no corpo.
“A mama tem um sentido simbólico para as mulheres, principalmente em relação à maternidade. Com a cirurgia, a imagem da mulher fica comprometida. Outra questão é a queda do cabelo, que pode interferir na autoestima. Elas se sentem atacadas, diminuídas”, o acompanhamento profissional é extremamente necessário nesse momento.
Uma das questões principais para superar essa situação é trabalhar os medos, receios e ansiedade em relação ao tratamento, para que a pessoa tenha condições de enfrentar a doença. “É preciso haver uma reação de postura ativa dessas mulheres”.
No curso PSICO-ONCOLOGIA: acolhimento, tratamento e reabilitação do paciente oncológico ministrado pela psicóloga Adriane do Carmo Pedrosa, você irá desenvolver competências profissionais inerentes à Psicologia da Saúde e terá acesso à práticas que auxiliem a condução de acompanhamento psicológico integral ao paciente oncológico e seus familiares no contexto do adoecimento, tratamento e reabilitação.