Muitos psicólogos que trabalhavam nos departamentos de RH de médias e grandes empresas perderam seus empregos.
Muitos partiram para a clínica, e tiveram que se reinventar profissionalmente.
Outros foram para outras áreas e hoje desempenham funções muito diferentes da qual investiram estudos e sonhos.
O ano de 2019 sinaliza uma revitalização da economia com a revitalização das contratações. Consequentemente aumentará a demanda de trabalho dos psicólogos organizacionais, principalmente aqueles que têm capacitação em Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Bons ventos soprando sobre os psicólogos, que também aprenderam com a crise no Brasil, que “emprego formal”, aquele tradicional, com carteira assinada e rotina é algo em extinção. Aprenderam que a palavra chave da segurança e independência é empreendedorismo. Aprenderam que podem e devem ser gerentes de sua própria carreira, e que o mercado de trabalho se cria, independente de uma carteira assinada.
Esta é uma excelente oportunidade para o psicólogo oferecer seus serviços como autônomo, ou montar a sua própria empresa de RH para prestar esta assessoria.
Pequenas e médias empresas precisam contratar e treinar, e a maioria não têm condições de ter seu próprio departamento de RH.
É aí que entra a criatividade do psicólogo que pode oferecer seus serviços com diferenciais específicos e com métodos próprios.
A psicologia é a profissão que se encaixa em todos os lugares onde existem pessoas, portanto não há crise para quem quer trabalhar!
Mãos a obra!