O que é a psicologia humanista?
O que é a psicologia humanista?
10 de setembro de 2021
O que o psicólogo deve fazer para ser um avaliador na concessão de porte de armas?
15 de setembro de 2021
Exibir tudo

O que é importante para uma orientação profissional assertiva?

O que é importante para uma orientação profissional assertiva?

A avaliação vocacional e profissional de uma pessoa que pretende escolher a sua carreira não pode estar ligada somente aos testes.
Isoladamente, eles não são suficientes, embora sejam instrumentos valiosos.

Além dos testes, é necessária uma análise do contexto socioeconômico, familiar e aspectos pessoais, como expectativas, crenças, autoimagem e diversas outras peculiaridades da pessoa.

A entrevista é também um importante instrumento de coleta de dados, e se ela é feita de forma adequada, colhendo todos os itens necessários, pode nortear significativamente o trabalho do psicólogo.

As vivências individuais e em grupo completam a coleta de dados para uma orientação profissional assertiva, pois possibilitam que muitas informações sobre a pessoa que está sendo orientada emerjam.

Ao acessar um espaço lúdico, muitas resistências e racionalidades são quebradas, permitindo que venham à tona informações importantes sobre a pessoa, como potencial criativo, atenção, reflexão, paciência, persistência, comunicação verbal e não verbal, sensibilidade, relacionamento interpessoal, proatividade, liderança, desinibição, etc.

Torne-se um profissional capacitado para fazer com objetividade e assertividade o  processo de orientação profissional e diagnóstico psicológico!

O curso Orientação profissional, diagnóstico psicológico e psicoterapia além de prepara-lo para realizar com segurança o  processo de orientação profissional e diagnóstico psicológico, fornece também orientações e instrumentos para psicoterapia com foco nos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *