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O que é permitido ou não no marketing para psicólogos?

Se você atua ou estuda na área, é possível que tenha esse tipo de dúvida.

O assunto ainda é rodeado de muitas dúvidas, críticas e debates que acabam inibindo a promoção do trabalho psicólogo. E isto não faz o menor sentido!

A verdade é que, seja qual for o seu ramo de atuação, a prestação de serviços é um negócio, que deve gerar renda para quem executa o trabalho. Para que isso ocorra, ele pode e deve contar com a ajuda de ferramentas para se desenvolver.

O marketing é uma dessas ferramentas e NÃO É PROIBIDO para o psicólogo.

É preciso sim, ter cautela e muita ética para utilizar essa ferramenta e saiba que, seus benefícios vão além de só atrair clientes. O marketing bem aplicado, pode fazer com que suas habilidades e competências cheguem até pessoas que não teriam acesso aos seus serviços, simplesmente por desconhecê-lo.

Mas afinal o que é permitido ou não no marketing para psicólogos?

Existem algumas regras elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia que norteiam a forma que os psicólogos podem fazer o seu marketing profissional.Por exemplo, a divulgação de preços de serviços não deve ser incluída em suas atividades de marketing.
Além disso, previsões taxativas, diagnósticos, atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas não reconhecidas estão vedados.

O profissional não pode assegurar um prazo ou dar certeza quanto à solução do problema do paciente, já que dentro da Psicologia não há como garantir a efetividade do trabalho.
Vale lembrar que o psicólogo normalmente lida com questões delicadas, sigilo, fragilidade, conflito, e muitas vezes com pessoas vulneráveis, que precisam de ajuda.

Isso significa que táticas de persuasão e vendas não devem ser inseridas na sua estratégia de marketing.

Outro ponto importante é levar em consideração que suas ações no ambiente online terão abrangência ilimitada, e por conta disto, jamais exponha seus pacientes, citando casos que possam identificá-lo.

Contudo, nada impede que você utilize o marketing de conteúdo para divulgar conhecimentos relevantes da psicologia, e principalmente informações que mostrem o seu domínio na área. Assim você pode estabelecer-se como referência e cativar as pessoas que podem se beneficiar do seu trabalho.

Se você tem alguma dúvida sobre o marketing para psicólogos, deixe aqui sua questão que iremos produzir mais conteúdos como este para vocês!

Fonte de pesquisa: Conselho Federal de Psicologia – https://site.cfp.org.br/

2 Comments

  1. Telma disse:

    Boa tarde Bruna!
    Tenho uma dúvida: O psicologo pode ter sua imagem vinculada a uma clinica de atendimentos médicos gerais? Como por exemplo: sua imagem/foto estar no folden,no site e no instagran da clinica anunciando que lá tem atendimento de psicologia?

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