O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez? - Ciclo CEAP
Entrevista Inicial e Anamnese – O ponto de partida de uma Avaliação Neuropsicológica
4 de junho de 2021
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
11 de junho de 2021
Exibir tudo

O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez?

G:\Drives compartilhados\producao\ARTIGOS DO BLOG\O que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez

Autor: Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa (CRM: 5279398-1)

notícia da gravidez de uma mulher é uma das maiores alegrias que os amigos e familiares dela podem receber ao longo de suas vidas. A chegada de um novo membro na família é motivo de celebração e muita preparação para receber o bebê que está a caminho. Mas, nós sabemos que, junto com o tornar-se mãe, estar grávida implica em outras várias transformações na sua vida: físicas, hormonais e, principalmente emocionais.

Você sabe dizer o que muda no emocional de uma mulher durante a gravidez? Por que essa situação é tão comum na vida das futuras mamães? Confira nosso artigo sobre esse assunto!

Por que as mulheres sentem tantas coisas durante a gravidez?

Nada muda tanto no organismo feminino durante a gestação quanto a sua produção hormonal. Como o corpo precisa se preparar fisicamente — e mentalmente — para a chegada do bebê, os hormônios femininos têm como obrigação mudar completamente o funcionamento de alguns sistemas para que eles estejam aptos a ajudar o desenvolvimento do bebê.

Os hormônios gestacionais, portanto, aumentam a capacidade da mulher em estocar energia (por isso elas aumentam sua massa gordurosa durante essa fase), preparam as glândulas mamárias para produzir leite e também afetam diretamente o humor e o emocional da mulher, que fica mais sensível, mais protetora e, em alguns casos, até um pouco mais mal-humorada do que o normal durante os próximos nove meses.

Dica: Mudanças no corpo durante a gravidez: entenda o que acontece!

Quais são as principais alterações percebidas?

As alterações emocionais percebidas pela mulher, seus familiares e amigos durante a gestação podem mudar bastante durante a gestação. Em cada trimestre, é possível observar uma manifestação diferente do comportamento emocional da mulher, que também pode variar muito de gestante para gestante.

Primeiro trimestre da gestação

Uma das manifestações emocionais mais comumente observadas nessa fase é a ansiedade e o nervosismo. É claro que você vai estar feliz e eufórica com a notícia de que vai se tornar mãe, porém a responsabilidade e a insegurança de não saber lidar com uma nova situação podem deixar a mulher um pouco mais tensa e ansiosa do que o normal — e acredite, os hormônios não costumam ajudar no controle desses sentimentos.

Dica: Como controlar a ansiedade na gravidez?

Segundo trimestre da gestação

Quando a gestante alcança o segundo trimestre da gestação, é possível perceber uma queda da ansiedade e do nervosismo, acompanhado de uma sensação de tranquilidade e muita satisfação com a atual situação. Esse trimestre é, geralmente, a época preferida da grande maioria das mamães durante os nove meses, já que é quando elas se sentem mais confiantes e seguras das obrigações que terão dali para a frente. A adaptação do organismo com o aumento da produção hormonal também favorece essa sensação de “calmaria”.

Terceiro trimestre da gestação

Seja porque os últimos meses da gestação não são os fisicamente mais confortáveis para a mulher, ou porque a ansiedade da chegada do futuro filho volta a bater mais forte no emocional, o terceiro trimestre da gestação também é marcado por um emocional mais fragilizado. A insegurança com relação à saúde do bebê, ao parto e à organização de tudo que está faltando para deixar a casa pronta para a chegada do filho, podem voltar a abalar as estruturas da mulher, que fica sensível, nervosa e bastante ansiosa.

O que fazer para controlar essas mudanças emocionais?

Apesar de serem uma consequência natural das alterações hormonais tradicionais da gestação, muitas das mudanças que ocorrem na vida da mulher durante essa fase também têm influência de fatores externos. Por esse motivo, controlar o emocional da gestante pode até parecer uma tarefa difícil, mas jamais deve ser considerada impossível!

Algumas estratégias podem ajudar as mamães a enfrentarem as piores fases. Confira abaixo quais são elas:

  • Contar com apoio e compreensão de seu companheiro sempre;
  • Conversar bastante com médicos, amigos e outras mulheres que também estão grávidas — isso ajuda a minimizar a insegurança e ansiedade;
  • Praticar atividades físicas leves para conseguir relaxar;
  • Encontrar um hobby para distrair a mente em dias mais difíceis;
  • Curtir cada momento da gestação e não se esquecer de que, em poucos meses, tudo aquilo vai passar.

Você conhecia essas alterações emocionais ocasionadas na vida da mulher durante a gravidez? Quais você já percebeu que estão acontecendo no seu dia a dia? Como tem feito para controlá-las? Compartilhe suas experiências com a gente!

Fonte: https://www.cordvida.com.br/blog/o-que-muda-no-emocional-de-uma-mulher-durante-a-gravidez/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.