A importância de entender sobre os transtornos psiquiátricos e o tratamento medicamentoso - Ciclo CEAP
Como ajudar as pessoas que estão com sintomas de ansiedade neste período de isolamento?
2 de abril de 2020
Inventário de Referências Pessoais
17 de abril de 2020
Exibir tudo

A importância de entender sobre os transtornos psiquiátricos e o tratamento medicamentoso

Um dos aspectos mais importantes do atendimento clínico em psicologia e áreas afins é o reconhecimento dos sintomas psiquiátricos patológicos e dos efeitos da medicação no comportamento do indivíduo. Sem este conhecimento o tratamento psicoterapêutico pode acontecer sem sucesso, pois fatores fisiológicos podem interferir significativamente no processo. É na correta integração da escuta psicológica com a medicação adequada que o paciente terá seu tratamento otimizado e as chances de sucesso serão maiores, além de promover a interdisciplinaridade, condição essencial de respeito ao ser humano em sua condição integral (corpo/mente).

É de suma importância que o psicólogo, sobretudo aquele que atua na área clínica, ter conhecimento e domínio dos quadros clínicos dos transtornos mentais, por algumas razões:

1) para conhecer a natureza dos transtornos e poder fazer um bom diagnóstico, entender a dinâmica dos sintomas, elaborar a estratégia de tratamento e o prognóstico;

2) para ter claro o momento de encaminhar para uma avaliação psiquiátrica;

3) conhecer a eficácia dos medicamentos / os efeitos terapêuticos, os efeitos colaterais, a importância de não interromper precocemente o tratamento medicamentoso, etc.

4) Por estarmos em contato constante com equipes multidisciplinares, de maneira que precisamos ter contato e domínio (dentro da nossas atribuições) sobre esta temática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.