De acordo com a Fuvest, Fundação Universitária para o Vestibular, que organiza a prova de seleção para os cursos de graduação da USP, a relação candidato/vaga no ano de 2022 aponta que a psicologia só fica abaixo da medicina na procura por vagas.
Este é um fato já há alguns anos, mas nem sempre foi assim!
Em um passado relativamente recente, não se valorizava a saúde mental como hoje.
Procurar ajuda de um psicólogo era algo visto como sinal de desequilíbrio, fraqueza, loucura, e muitas vezes as pessoas até escondiam que precisavam de psicoterapia.
Poucas escolas tinham um psicólogo, e nas empresas o trabalho se resumia a poucas vagas nos seus recursos humanos.
O curso de psicologia não era muito valorizado, e a profissão, na maioria das vezes, era exercida por aqueles que persistiam em acreditar nela, apesar das dificuldades de se sobreviver com a baixa remuneração, e os percalços de se conseguir um emprego ou manter um consultório particular.
Com a mudança dos paradigmas sobre a importância da saúde mental como um pilar essencial para a saúde em geral, e para o bem-estar das pessoas, o cenário mudou completamente.
A percepção de valor na busca pelo autoconhecimento e equilíbrio emocional já vinha acontecendo nos últimos anos, mas foi potencializada pelo período da pandemia, com todas as suas consequências para a saúde mental.
Uma outra visão que pode explicar sobre a crescente procura pela graduação em psicologia é a capacidade do mercado para oferecer mais possibilidades para esses profissionais.
As empresas e escolas passaram a perceber a importância do psicólogo.
Saúde mental passou a ser vista como passaporte para o bom desempenho escolar e para a produtividade no trabalho.
A crescente abrangência da atuação da Psicologia favorece o aumento na empregabilidade desse futuro profissional, e suas possibilidades de atuação na carreira autônoma.
Se atua, mas não sente que está usando todo seu potencial, o momento é agora para dar uma guinada na sua carreira!
Preparamos um e-book com várias informações relevantes sobre a profissão.