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Precisão, padronização, exponencialidade: testes psicológicos online já são realidade

E este mercado vem sentindo os benefícios da transformação digital

Desde que começou a onda de confinamentos, em março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, dezenas de segmentos tiveram de se reinventar para não morrer pelo caminho. Alguns foram engolidos pela nova condição do mundo. Outros tantos não conseguiram transpor suas atividades 100% para o digital. E há aqueles que evoluíram junto com o remoto.

Um deles, o de testes psicológicos para empresas, vem sentindo os benefícios da transformação digital. Por isso, fui saber mais de Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa cinquentenária e com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento na área psicológica, que tem visto dilatar a procura por medições online para os setores de RH e Recrutamento e Seleção.

Só o Teste de Personalidade teve aumento de 178%; o de Atenção, mais de 100% de crescimento; o de Inteligência dobrou a procura; e o de Resiliência apresentou um crescimento de cerca de 150%.

A resposta para isso está, me afirma Mattos, na tecnologia: “Ela ajuda na precisão e padronização da aplicação, acessibilidade e na disponibilidade do teste. Permite que o profissional atinja um número maior de pessoas sem o deslocamento físico, podendo encaminhar o link a um grupo, assim como a aplicação de forma simultânea. Também ajuda na captura de dados para melhorar os índices psicométricos”.

O digital, além disso, oferece recursos que não estão disponíveis no papel, como tempo de resposta e o ir e vir nas perguntas ou na escolha dos estímulos, além da randomização.

“O uso dos testes psicológicos não se limita aos processos de recrutamento e seleção, pois as avaliações podem ser conduzidas com o objetivo de mensurar aspectos relacionados à saúde mental, por exemplo, assim como a possibilidade de explorar características que podem ser desenvolvidas pelos colaboradores”, me relata Mattos.

Cada vez mais, as empresas exigem habilidades comportamentais nas suas contratações. O fenômeno do uso dos testes psicológicos impacta inclusive a qualificação da força de mão de obra existente.

Com 13 testes online no portfólio, a Vetor Editora prevê mais dois em 2021: um que avalia o clima organizacional; outro que avalia a inteligência emocional dos profissionais e dos candidatos.

Testes fidedignos

Aparecida Bessa, diretora-geral da Serhum, consultoria fundada em 1995 e especializada em Gestão de Pessoas com atuação em empresas de pequeno, médio e grande porte, usa as medições para avaliação de habilidades dos candidatos que participam dos processos seletivos (tudo definido previamente com o cliente).

“Acreditamos que os testes psicológicos validados pelo Conselho Federal de Psicologia são fidedignos na avaliação das habilidades dos candidatos. Antes, a aplicação individual ou coletiva era feita de forma presencial na consultoria. Hoje, a digitalização acelerou os processos seletivos, nos permitindo ter uma mentalidade de crescimento e acompanhar a estratégia de negócio de nossos clientes”, me diz ela.

Marcio Santangelo, CEO e fundador da HRTech MS Avaliação Psicológica, é outro que aderiu ao online por contra da velocidade, precisão e dinamismo: “Atualmente, operamos com 37 clientes em todo o Brasil, que solicitam avaliações de Atenção, Concentração, Inteligência Geral, Raciocínio, Escalas de Resiliência e Personalidade. Testes online geram grande valor agregado para tomada de decisão do cliente”.

Embora acredite que apenas os testes não sejam suficientes para uma boa avaliação (que deve se somar às entrevistas, testes técnicos e outras ferramentas), sem eles, me reforça Santangelo, “as empresas entram num ‘vôo cego’, sem amostras e validação comportamental para tomarem decisões acertadas nos processos seletivos”.

A contratação é uma das ações mais desafiadoras dos RHs em tempos de pandemia. A tecnologia, entretanto, como já se observa, possibilita contratações assertivas e a seleção de perfis que melhor se adequam às missões e valores das corporações. Ainda que à distância.

*Marc Tawil é empreendedor, estrategista de comunicação, palestrante e educador. Nº 1 LinkedIn Brasil Top Voices e LinkedIn Learning Instructor, é duas vezes TEDxSpeaker e lança, em 2022, pela editora HarperCollins Brasil o livro Seja Sua Própria Marca. Acesse os canais oficiais no Telegram e no YouTube Fonte: https://epocanegocios.globo.com/

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