É comum começarmos nossa atividade na Área Clínica com muita alegria e satisfação, mas também com muitas expectativas e ansiedade.
Depois de um tempo, se não tomarmos os cuidados necessários e não dermos atenção à alguns aspectos muito importantes podemos nos encontrar decepcionados e desanimados.
Por isso é preciso termos uma noção clara da realidade que encontraremos em nosso mercado de trabalho para podermos conduzir nossa carreira da melhor forma possível. Com relação aos atendimentos clínicos é preciso ter calma, pois realmente não existe sucesso sem investimento e nada acontece de forma mágica e imediata como muitas vezes desejamos.
Uma forma de ampliar as possibilidades de recebimento de indicações de pacientes é “circular no meio psi”, por isso aproveite ao máximo estes espaços e procure comentar sobre sua experiência, formação e locais em que já atuou para que os outros colegas venham a conhecer você e o seu trabalho, criando desta maneira possibilidade de recebimento de indicações diretas entre vocês.
Lembre-se de que a maior fonte de Pacientes para os Psicólogos são os próprios Psicólogos já que não atendemos pais, irmãos, sobrinhos, priminhos, vizinhos, etc e tal.
Quando alguém das nossas relações familiares ou sociais nos procuram solicitando ajuda, invariavelmente nós indicamos algum colega para realizar o atendimento.
Logo, você deve sempre fazer o possível para ser lembrado nestas horas como um Profissional sério, ético, competente e confiável.
Atualização e reciclagem são determinantes da qualidade do serviço oferecido e além disso também são oportunidades de contato e visibilidade.
Se você está se perguntando o que é possível fazer para ver os horários de sua agenda serem ocupados por pacientes mais rapidamente aqui vão algumas sugestões:
Faça contato com os outros profissionais, não reclamando por não ter pacientes ou se queixando das dificuldades do início da profissão, mas comentando sua bagagem, experiência (mesmo que de estágios realizados durante a graduação, trabalhos voluntários em ONGs, etc), Cursos que está fazendo, etc.,e mostrando-se disponível para desenvolver trabalhos em conjunto e desta forma criando a possibilidade de recebimento e de encaminhamentos.
Lembre-se que “mendigar” indicações deprecia sua imagem profissional e acaba eliminando possibilidades ao invés de ampliá-las.
A forma como você se apresenta enquanto profissional, determina em grande parte a sua possibilidade de crédito e confiabilidade.
Amplie a divulgação específica do seu nome: Comente com sua Terapeuta, Supervisor, Colegas de Cursos ou Grupos de Estudos, Professores, e ex-colegas de turma que você está com consultório e entregue seus cartões.
Distribua seus cartões entre todos os seus familiares e peça para eles ajudarem a divulgar o seu trabalho: ninguém falará tão bem e com tanta segurança sobre a pessoa séria e dedicada que você é como alguém que te queira bem e deseje o seu sucesso!
Você também poderá comentar com médicos, professores, assistentes sociais, departamentos de RH, etc., com os quais tenha contato sobre seu consultório.
Sugiro que você faça uma carta de apresentação dos seus serviços e nela informe os convênios pelos quais poderá atender para deixar com os seus contatos junto com os seus cartões, pois com o tempo as pessoas podem esquecer as informações só faladas e isso não é de seu interesse.
Muito pelo contrário!A você interessa que todas as “portas” de demanda estejam sempre abertas.
Caso você conheça algum médico ou outro profissional da saúde faça contato com eles, leve alguns cartões e se coloque à disposição para receber os pacientes que eles considerarem que necessitam de uma Avaliação e/ou de Acompanhamento Psicológico.
Nunca ligue para o Paciente de 1ª vez para confirmar se ele virá para a consulta marcada. Na minha opinião não existe forma mais eficiente de desmotivar o paciente que ainda nem conhece você e ajudá-lo a não vir para o atendimento!
Desde que a consulta foi marcada o Profissional deverá estar disponível para o atendimento e não ir embora antes do fim do horário do paciente de 1ª vez (falo em especial destes por que certamente você espera o seu paciente de terapia até o fim da sessão dele), pois muitas vezes eles – pelos mais diversos motivos – não conseguem chegar no horário marcado e quando chegam precisam remarcar a consulta, pois o Psicólogo já foi embora.
Muitas vezes o Paciente nem imagina que na nossa especialidade a gente respeite a hora marcada e realmente atenda o paciente no horário agendado. Esteja certa de que seguindo estas dicas você estará “plantando” uma carreira de sucesso, que será construída no dia a dia.
Cada vez mais temos que pensar em “CRIAR OPORTUNIDADES DE TRABALHO” e não em “PEDIR EMPREGO” OU “ESPERAR POR SOLUÇÕES MÁGICAS” ou pior: perder energia reclamando ou até abandonando a profissão.
Nos dias de hoje, nas mais diversas profissões, serão muito mais felizes e bem sucedidos aqueles que forem capazes de “CRIAR” oportunidades de trabalho do que para aqueles que “PEDEM” oportunidades.
Lembre disso e Construa uma Carreira de Sucesso!
Texto de Helen Spanopoulos – Publicado na Rede Social Psicologia Viva – www.psicologiaviva.com.br
1 Comment
Bom Dia, estou cursando recursos humanos em uma faculdade da minha cidade queria muito continuar a estudar mais estou em duvida, pois ja pensei em fazer psicologia e seguir nessa área queria uma ajuda pra esclarecer minha mente.