QUAL O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS?
Muito se fala sobre o papel da tecnologia na infância. O assunto é controverso e divide opiniões. Enquanto os defensores da tecnologia alegam que a inclusão digital e acesso ao aparato tecnológico são benéficos para a formação dos pequenos, existe quem afirme que a tecnologia é prejudicial na educação infantil, pois comprometeria as relações sociais, afetaria a autonomia e atrapalharia o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Alguns especialistas, inclusive, dizem que o uso de tecnologia por crianças menores de 12 anos afeta o aprendizado infantil.
Mesmo havendo quem pense que a tecnologia é positiva e quem acredite que ela seja negativa na vida das crianças, uma coisa é fato: os recursos tecnológicos fazem parte do cotidiano dos pequenos. De acordo com pesquisas recentes, conduzidas pela AVG Technologies, 66% das crianças de 3 a 5 anos usam jogos de computadores e 47% sabem utilizar o smartphone, mas, esses mesmos estudos apontam que somente 14% dessas crianças conseguem amarrar os calçados sozinhas. Um paradoxo, não é mesmo? Afinal, pressupõe-se que lidar com a tecnologia seria mais difícil do que realizar tarefas simples, como amarrar os tênis.
Como atualmente a tecnologia faz parte indissociável do universo infantil, é preciso entender qual é o papel das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, elaboramos um material exclusivo para te ajudar a entender o lugar da tecnologia na educação dos pequenos.