Psicologia: Profissão do Futuro - Ciclo CEAP
Quais são as consequências emocionais e comportamentais de um AVC?
Quais são as consequências emocionais e comportamentais de um AVC?
25 de junho de 2021
hipnoterapia cognitiva
Hipnoterapia Cognitiva como ferramenta na Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
2 de julho de 2021
Exibir tudo

Psicologia: Profissão do Futuro

Psicologia: Profissão do Futuro

Quando pensamos em futuro nos vem em mente algo relacionado ao avanço da tecnologia e a robotização de muitas funções. Neste meio futurístico, como será a sobrevivência das profissões?

Não é a máquina que irá ocupar o lugar do homem do futuro e sim o homem que ocupará o lugar da máquina quando mecanizar suas ações. A humanidade ao utilizar de funções repetitivas e previsíveis assume a função da tecnologia. Então, para a profissão permanecer ou se criar ela deve se humanizar.

Algo grandioso, criativo, questionador, dotado de sabedoria, empatia, percebendo o outro em sua totalidade, de sentimentos, valores e emoções.

Pensando em tudo isso, é possível mecanizar a Psicologia?

Não.

Em todas as abordagens teóricas existentes de nossa área o que se entende como pressuposto raiz é a singularidade de cada um. Não podemos  generalizar em nossa área, então dificilmente mecanizaremos nossa profissão. Precisamos de olhar empático, de escuta ativa e de coração acolhedor. Existe algo mais humanizado que isso?

Já somos o futuro.

Já estamos atuando no presente momento com toda esta grandeza do homem.

Agora,  algo como um “bendito” vírus que atinge diretamente o corpo e adoece a humanidade e mata milhares de pessoas nos trouxe valor para a saúde mental. Este fato é inquestionável.

O isolamento, o medo, as perdas, o luto, os relacionamentos, empregos vem como uma grande queda de máscara social e comportamental que escondia as dores e ignorava as dificuldades. Nossa sociedade já estava mecanizada há muitos anos, olhar para dentro é tarefa difícil e muitos preferiam fingir que não acontecia. Muitos estavam adoecendo.

Um vírus.  O mal invisível permitiu o despertar de muitos para olhar para dentro e se conhecer melhor.

Já é notório o crescimento de busca e atendimentos nos consultórios de psicologia. Este cenário atual veio como um grande passo para a nossa profissão.

A psicologia neste presente momento já é o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.