Psicólogo: como crescer na sua carreira? - Ciclo CEAP
Os 6 melhores livros na área de psicologia
15 de setembro de 2016
Porque as pessoas se comoveram tanto com a morte do ator Domingos Montagner?
18 de setembro de 2016
Exibir tudo

Psicólogo: como crescer na sua carreira?

Uma grande questão comum entre a maioria dos psicólogos que opta por trabalhar como profissional liberal é o crescimento da carreira. Se você não tem uma hierarquia de cargos para ascender, como você irá se desenvolver profissionalmente?

É muito importante saber o caminho a seguir, que passa sempre pelo aprimoramento pessoal e a construção da reputação.

Para te ajudar, elaboramos este post com algumas dicas de como crescer na carreira. Confira!

1. Comunique-se bem

A comunicação é uma habilidade essencial para um psicólogo, pois essa é uma profissão que exige muito networking. Muitos dos pacientes que chegarão até você, virão por indicação de outros profissionais.

Então, é muito importante que você saiba motivar as pessoas com sua conversa, para que elas sintam que você é um psicólogo eficiente. Afinal, há uma crença de que os psicólogos são excelentes comunicadores.

2. Aprenda a se adequar a situações adversas

Se você trabalha no próprio consultório, perceberá que o número de consultas pode variar bastante. Nas crises financeiras, por exemplo, os psicólogos são alguns dos profissionais que mais são afetados.

Então, você deve aprender a se adequar: investir mais em marketing, reduzir os preços da consulta, cortar gastos quando for preciso. Ao mesmo tempo, quando o faturamento estiver alto, você não pode relaxar, pois será o momento de se qualificar, melhorar a infraestrutura do consultório, etc. Existe ainda a opção de ter um consultório online que minimiza custos e amplia suas possibilidades de atender clientes de todas as partes do país e até do mundo.

3. Cumpra seus horários

A sensação mais insatisfatória para quem vai ao psicólogo é ter de esperar muito tempo pelo atendimento. Ficar em uma pequena sala esperando ― com revistas antigas e nenhuma distração ― é uma tortura.

Então, é muito importante que você cumpra os horários, pois, além de não perder clientes, você ainda construirá uma reputação positiva.

4. Invista em você

Você, de certa forma, é o seu próprio produto. Então, é fundamental investir em si mesmo, em vários sentidos.

Primeiramente, você deverá sempre aprimorar a qualidade técnica, fazendo cursos e especializações. No entanto, há aspectos importantes dos quais alguns psicólogos acabam se esquecendo. Por exemplo, a aparência é parte muito importante da avaliação do cliente. Por isso, sua imagem externa deve transmitir seus objetivos pessoais e seus valores.

5. Participe de eventos da área

Os eventos têm uma função dupla: além de enriquecerem seu conhecimento com o que há de mais atual na psicologia, eles também proporcionam uma ampliação incrível do networking.

Em congressos, simpósios, feiras e cursos você conhece diversos profissionais e interage, troca interesses e faz parcerias. Com isso, você aumentará a chance de ser bem-sucedido na sua carreira.

6. Foque nos seus objetivos

A habilidade mais importante para quem deseja o sucesso é o foco. Para focar, é necessário conhecer seus próprios objetivos. Afinal, daqui dez anos, você quer ser um profissional conhecido por qual motivo? Eficiência? Rentabilidade? Conhecimento?

O seu objetivo deve irradiar por todos os aspectos: os eventos que frequenta, os cursos que participa, a decoração do consultório e até mesmo a roupa que você veste.

Portanto, jamais se esqueça que você é seu próprio “produto”, invista em si mesmo e divulgue bastante. Afinal, as pessoas precisarão descobrir seu consultório para te procurar. Então, para isso, abra o máximo de oportunidades possível!

E você, tem alguma dica para crescer na carreira que quer compartilhar? Deixe seu comentário!

Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – Há 26 anos capacitando e desenvolvendo pessoas em todo Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.